Tendências e concepções de professores sobre Arte e Educação no Brasil

Autores

  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade Federal de Goiás – UFG Departamento de Educação – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4982

Palavras-chave:

Arte-Educação, Proposta Triangular, Ana Mae Barbosa, Tendências em Arte, Concepções de professores.

Resumo

O presente artigo integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Arte-Educação em geral e, em termos mais restritos, alicerça-se nas concepções do ensino de Arte. Teve como objetivos investigar como os professores de Arte concebem a importância deste componente curricular, como identificam o seu lócus em relação às demais disciplinas e, por fim, verificar se conhecem e utilizam a Proposta Triangular. A recolha dos dados se deu a partir de perguntas semiestruturadas, utilizadas como disparadores temáticos. Os resultados evidenciaram, por um lado, a presença de insatisfação quanto ao lócus que a disciplina ocupa quando comparada às demais, bem como a falta de atenção necessária à área. Relataram, ainda, que  as dificuldades da profissão e a falta de condições adequadas de ensino, prejudicam a aprendizagem em Arte, que já dispõe de pouco prestígio social. Por outro lado, evidenciaram o orgulho em trabalhar com a disciplina e demonstraram disposição em defender a importância do componente curricular.

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Biografia do Autor

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade Federal de Goiás – UFG Departamento de Educação – Brasil

Doutor em Educação pela PUCSP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG/CAC. 

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Publicado

15.10.2014

Como Citar

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tendências e concepções de professores sobre Arte e Educação no Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 191–209, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.4982. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4982. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos