Dialogia n. 20

(jul./dez. 2014)
Dossiê Temático: Currículo e Educação Básica
Publicado: 29.12.2014

Editorial

  • Editorial – Dialogia 20

    Eduardo Santos, Roberta Stangherlim
    9-13
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5401

Entrevista

  • Teoria e Pesquisa do Currículo, com o Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito

    Professor Eduardo Santos
    17-30
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5292

Dôssie Temático: Currículo e Educação Básica

  • Educação básica e os sentidos de currículo e conhecimento tecidos e negociados nos cotidianos de escolas públicas: o que dizem os alunos e os educadores?

    Carlos Eduardo Ferraço, Marco Antonio Oliva Gomes
    33-49
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5260
  • O pensar e construir uma educação integral em tempo integral no eixo de uma proposta curricular inovadora: desafios e possibilidades

    Reijane Maria de Freitas Soares, Carmen Lucia de Oliveira Cabral
    51-74
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5203
  • Conhecimentos e disciplinas escolares: reflexões sobre a construção social do currículo na educação básica

    Maria Cristina Ferreira dos Santos
    75-84
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5071
  • Como os currículos escolares podem contribuir para uma política antirracista nas escolas

    Denise Maria Lima, Carlos Ângelo De Meneses Sousa
    85-98
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5118
  • O currículo oficial paulista no contexto das teorias crítica e pós-crítica da educação

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    99-120
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5206

Artigos

  • Práticas pedagógicas lúdicas na educação infantil: teoria versus realidade no dia a dia escolar – uma breve exploração empírica

    Maria Auxiliadora Negreiros Figueiredo Nery, Dalva Cunha de Avellar
    123-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4908
  • Universidade e escola: no espaço-tempo do estágio alternativas para a interação

    Arlete Vieira da Silva
    139-152
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4965
  • Empatia em Vigotski

    Antonio Carlos Brolezzi
    153-166
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4944
  • Trabalho docente: a transposição didática, como fazê-la?

    Márcia Donizete Leite Oliveira
    167-190
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4924
  • Tendências e concepções de professores sobre Arte e Educação no Brasil

    Geraldo Eustáquio Moreira
    191-209
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4982
  • Escola e o diálogo sobre corporeidade e educação sexual

    Andreza Marquês de Castro Leão, Cassiano Ferreira Inforsato, Gabriella Rossetti Ferreira
    211-230
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4876
  • Práticas educativas, linguagens e produção da diferença

    Flávia Cristina Silveira Lemos, Franco Farias da Cruz, Giane Silva Santos Souza
    231-242
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4724

Resenhas

  • A escola e os desafios contemporâneos, de Viviane Mosé

    Vania Marques Cardoso
    245-247
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5107
  • Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes, de Mario Sérgio Cortella.

    Ana Luzia Silva Vieira
    248-250
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5355
  • Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão escolar de PILETTI, Ana Cristina da Costa

    Carolina Mariane Miguel
    251-253
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5343

Revista Completa

  • Dialogia nº 20

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5405