Práticas pedagógicas lúdicas na educação infantil: teoria versus realidade no dia a dia escolar – uma breve exploração empírica

Autores

  • Maria Auxiliadora Negreiros Figueiredo Nery Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dalva Cunha de Avellar UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4908

Palavras-chave:

Brincar, Infância, Atividades lúdicas, Práticas pedagógicas.

Resumo

Há um crescente consenso sobre a importância das práticas pedagógicas criativas, particularmente aquelas baseadas no brincar e em atividades lúdicas, para o processo de ensino-aprendizagem, assim como para o desenvolvimento da capacidade criativa. Essa importância é revelada nas abordagens teórico-empíricas ao longo da história e na atualidade, assim como na legislação no Brasil. No entanto, há escassez de estudos que avaliem a maneira como tais atividades são usadas em nível de instituições educativas infantis, principalmente no interior do Brasil. Este artigo examina essa questão em um conjunto de instituições educativas infantis em Corumbá-MS, no lado oeste do Centro-Oeste brasileiro. Baseando-se em evidências primárias, colhidas diretamente nas instituições por meio de extensivo trabalho de campo, este estudo indica que: (i) há uma dissonância entre aquilo que é esperado e desejável pela literatura e legislação e a realidade encontrada nas instituições em termos de aspectos físicos, administrativos e, principalmente pedagógicos; (ii) não obstante, percebe-se grande esforço por parte das professores e da direção não apenas para valorizar, mas para adotar tais práticas da melhor maneira possível; (iii) no entanto, a eficácia, e mesmo a incidência dessas práticas, parecem ser obstaculizadas  pela própria natureza da formação das professoras. Ainda que os resultados reportados neste artigo derivem de um contexto específico, eles refletem problemas de qualidade da educação infantil brasileira. Por isso, este artigo lança uma luz empírica sobre este tema, assim como chama a atenção para necessidade de rever certos aspectos curriculares da formação de professores de ensino fundamental de maneira a permitir um uso mais amplo e eficaz das práticas pedagógicas criativas em nossas escolas.

 

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Negreiros Figueiredo Nery, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo-Nery é professora adjunta IV do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal (CPAN). Mestre em Educação pela UFMS, é criadora e coordenadora de inúmeros projetos de ensino e extensão no âmbito da UFMS/CPAN e líder da Linha de Pesquisa “Educação Infantil” e do Grupo de Pesquisa “Educação, Ensino e Ludicidade” da UFMS/CNPq. Geradora do Núcleo de Aprofundamento em “Educação, Artes e Ludicidade”, do curso de Pedagogia da UFMS/CPAN. Seus interesses em ensino, pesquisa e extensão centram-se no processo de formação de professores, especialmente para a educação infantil e ensino fundamental e práticas pedagógicas criativas. Suas pesquisas têm sido publicadas em importantes periódicos científicos relacionados à área de educação, tais como Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação em Questão, Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cadernos de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Revista Educação e Cidadania e Journal of Technology Management & Innovation.

Dalva Cunha de Avellar, UFMS

Dalva Cunha de Avellar é recém-graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e atua como pedagoga na cidade de Corumbá-MS. 

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Publicado

15.10.2014

Como Citar

FIGUEIREDO NERY, Maria Auxiliadora Negreiros; AVELLAR, Dalva Cunha de. Práticas pedagógicas lúdicas na educação infantil: teoria versus realidade no dia a dia escolar – uma breve exploração empírica. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 123–138, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.4908. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4908. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos