Práticas educativas, linguagens e produção da diferença

Autores

  • Flávia Cristina Silveira Lemos UFPA
  • Franco Farias da Cruz UFPA
  • Giane Silva Santos Souza UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4724

Palavras-chave:

Práticas educativas, Diferença, História Cultural

Resumo

Com este artigo, é proposta uma análise das práticas educativas para problematizar a produção da diferença, tendo em vista a cultura por meio das discussões da Nova História Cultural. Busca-se tratar analiticamente a escola como espaço disciplinar, biopolítico e de gestão das histórias de vida que tenta restringir as diferenças e forjar consensos utilitários. Questiona-se a história linear e contínua que alimenta a linearidade da vida e interroga-se a tentativa de adestrar estudantes e corpos por meio de estratégias de controle racistas. Ainda no artigo, visamos debater a respeito da relevância da cultura como processo de disputa de valores e de um conjunto de práticas sociais, bem como colocamos em xeque a confissão como captura dos desvios de normas culturais pelos registros escolares. Por fim, apresentamos uma descrição da história como perspectiva genealógica, em Foucault e suas inflexões com o campo da subjetividade e da diferença na educação, na modernidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, UFPA

Psicóloga/UNESP, Mestre em Psicologia/UNESP, Doutora em História/UNESP. Profa. Dra. em Psicologia social/UFPA. Docente no programa de pós-graduação me educação e no programa de pós-graduação em psicologia, ambos na UFPA.

Franco Farias da Cruz, UFPA

 

Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Pará, Belém, PA - Brasil

Giane Silva Santos Souza, UFPA

 

Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Pará, PA - Brasil

Downloads

Publicado

15.10.2014

Como Citar

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; CRUZ, Franco Farias da; SANTOS SOUZA, Giane Silva. Práticas educativas, linguagens e produção da diferença. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 231–242, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.4724. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4724. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos