Trabalho docente: a transposição didática, como fazê-la?

Autores

  • Márcia Donizete Leite Oliveira Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4924

Palavras-chave:

Trabalho docente, transposição didática, trabalho realizado, trabalho real.

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva investigar como é realizado o processo de “transposição didática” de um conteúdo programático de língua portuguesa, mais especificamente, conceitos ligados à análise textual discursiva, realizado por um professor de ensino superior. Nosso propósito é levantar possíveis modificações e procedimentos na prática docente diária que podem mudar ou reformular o “savoir enseigné” (saber ensinado). Neste estudo de abordagem qualitativa, utilizaremos os aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1993; BRONCKART & PLAZAOLLA, 1998; MACHADO, 1999; MACHADO & CRISTOVÃO, 2006) para as questões ligadas ao trabalho docente; (CLOT, 2006; 2010) para as questões voltadas ao “trabalho real do professor” e para as questões voltadas à transposição didática (CHEVALLARD, 1985/1991, 1988; BROUSSEAU, 1986). Os resultados mostram que o processo de transposição didática realizado pelo professor pode ser dividido em três etapas, envolvendo um conjunto de transformações compatíveis e variadas como a contextualização e a intertextualidade. Essa transposição se realizada de forma efetiva pelo professor pode auxiliá-lo em sua prática docente e, se apropriada pelos alunos pode levá-los ao desenvolvimento de suas competências leitora e escrita.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Donizete Leite Oliveira, Uninove

Márcia Donizete Leite, atua como professora de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho UNINOVE (Diretoria de Ciências Gerencias), desde março/ 2011, ministrando as disciplinas de: Leitura e Produção Textual (LPT), Interpretação e Elaboração Textual (IET), Comunicação Empresarial e Inglês Instrumental (EAD). Atuou como professora de Língua Portuguesa e Inglesa (Ensino Fundamental e Médio) na Rede Pública Estadual de São Paulo de 1991 a 2013. É Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP (2009), tendo cursado o último semestre de Doutorado na mesma área (2013). Desenvolve pesquisa juntamente com o Grupo ALTER- LAEL - (PUC/ USP-SP) na Linha de Linguagem e Trabalho, fundado pela Profª Dra. Anna Rachel Machado e com o Groupe LAF (Langage - Action - Formation), coordenado pelo Profº Dr. Jean-Paul Bronckart, Genebra - Suíça. Estes grupos se inserem no quadro de um projeto de pesquisa mais amplo, interacionismo sociodiscursivo - ISD, que tem como objetivo geral investigar a problemática do agir humano, tendo como foco principal a linguagem, visto que as representações nela construídas têm papel fundamental tanto no desenvolvimento do agir humano quanto em relação às capacidades do agir (Bronckart, 2006). O Grupo ALTER-LAEL mantém acordo institucional internacional com a Clínica da Atividade dirigida pelo pesquisador Yves Clot, em Paris - França (vertente francesa da Ergonomia do Trabalho e da Ergonomia da Atividade), em que busca suporte teórico metodológico, para investigação do Trabalho Docente. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

15.10.2014

Como Citar

OLIVEIRA, Márcia Donizete Leite. Trabalho docente: a transposição didática, como fazê-la?. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 167–190, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.4924. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4924. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos