Mestrados Acadêmicos e Mestrados Profissionais em Educação: identidades e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5475Palavras-chave:
Mestrado profissional, Mestrado Acadêmico, Identidade na Pós-graduação, Internacionalização da PesquisaResumo
Desde o início desta década, os programas de pós-graduação em educação têm tido substancial aumento e, dentre estes, os mestrados profissionais vêm se multiplicando com ainda maior rapidez. No entanto, muitas dúvidas permanecem acerca de qual a sua natureza e função no interior do sistema de pós-graduação brasileiro. O presente artigo apresenta uma análise possível destas duas modalidades de mestrado – Acadêmico e Profissional – buscando diferenciar os mesmos a partir de seus objetivos e de suas produções. Para isso, busco sustentar a tese de que, embora haja diferenças entre ambos, que são especificadas neste trabalho, há um enorme campo em que atuam de maneira sobreposta. Parto dos conceitos de pesquisa pura, pesquisa aplicada e desenvolvimento para argumentar que aos mestrados acadêmicos estão reservadas as pesquisas puras e aplicadas e que aos mestrados profissionais estão reservadas as pesquisas aplicadas e o desenvolvimento. A partir desses conceitos, busco apoiar qual o significado disso em um contexto de produção, problematizando o que a concepção de internacionalização, que vem sendo induzida pela CAPES e buscada pelos programas de pós-graduação em educação, pode trazer de distorções aos programas profissionais, na medida em que uma característica bastante recorrente nos MPs é a geração de conhecimentos e soluções bastante locais. O trabalho apresenta também uma breve descrição do que vem sendo realizado pelos mestrados profissionais e, para isso, utilizo como base de informações as disponíveis na plataforma Sucupira e os documentos elaborados por pares e disponíveis no site da ANPEd.
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