Um jogo como ferramenta para a inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Marlucy Campos de Almeida Reisinger de Souza Colégio Pedro II
  • Adriana de Oliveira Henrique Escola Municipal Artur Azevedo
  • Francisco Roberto Pinto Mattos Colegio Pedro II / UERJ
  • Christine Sertã Costa Colégio Pedro II / Puc-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.5902

Palavras-chave:

Recursos Didáticos Lúdicos. Jogo. Inclusão. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre o caráter agregador e cooperativo obtido com a utilização de recursos lúdicos na sala de aula o que os tornam ferramentas poderosas na construção do conhecimento e desenvolvimento da autonomia. Esses recursos requerem algumas adaptações para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Com o intuito de privilegiar uma aprendizagem significativa de um tema do cotidiano, foi desenvolvido e aplicado um jogo que trabalha questões pertinente à educação financeira, com foco no Sistema Monetário brasileiro adaptado para crianças com necessidades especiais do primeiro segmento do ensino fundamental de duas escolas públicas do Rio de Janeiro. O presente artigo apresenta uma pequena motivação de teóricos sobre a importância da ludicidade na escola, um breve relato sobre a construção do jogo, as experimentações e adaptações nas duas escolas e finalmente reflexões oriundas dessas experiências. 

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Biografia do Autor

Marlucy Campos de Almeida Reisinger de Souza, Colégio Pedro II

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Adriana de Oliveira Henrique, Escola Municipal Artur Azevedo

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Francisco Roberto Pinto Mattos, Colegio Pedro II / UERJ

Doutor em Sistemas Computacionais. Professor do Programa de Pós-Graduação Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Christine Sertã Costa, Colégio Pedro II / Puc-Rio

Doutora em Engenharia de Produção. Professora do Programa de Pós-Graduação Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

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Publicado

27.06.2016

Como Citar

REISINGER DE SOUZA, Marlucy Campos de Almeida; HENRIQUE, Adriana de Oliveira; MATTOS, Francisco Roberto Pinto; COSTA, Christine Sertã. Um jogo como ferramenta para a inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 113–126, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.5902. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5902. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos