Um jogo como ferramenta para a inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.5902Palabras clave:
Recursos Didáticos Lúdicos. Jogo. Inclusão. Aprendizagem.Resumen
Este artigo apresenta um relato sobre o caráter agregador e cooperativo obtido com a utilização de recursos lúdicos na sala de aula o que os tornam ferramentas poderosas na construção do conhecimento e desenvolvimento da autonomia. Esses recursos requerem algumas adaptações para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Com o intuito de privilegiar uma aprendizagem significativa de um tema do cotidiano, foi desenvolvido e aplicado um jogo que trabalha questões pertinente à educação financeira, com foco no Sistema Monetário brasileiro adaptado para crianças com necessidades especiais do primeiro segmento do ensino fundamental de duas escolas públicas do Rio de Janeiro. O presente artigo apresenta uma pequena motivação de teóricos sobre a importância da ludicidade na escola, um breve relato sobre a construção do jogo, as experimentações e adaptações nas duas escolas e finalmente reflexões oriundas dessas experiências.