O ponto de vista enunciativo sobre a linguagem: a modalização no discurso da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

  • Jorge Luís Torresan UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v3i0.858

Palavras-chave:

Discurso. Enunciação. Modalização. Subversão.

Resumo

No universo dos estudos da Lingüística, encontramos uma série de possibilidades de ordem teórico-metodológica para analisar os discursos que nos envolvem e nos quais nos envolvemos. Por meio da Análise de Discurso, este artigo traz uma reflexão sobre o discurso que uma das igrejas do movimento evangélico brasileiro propõe para os seus fiéis à luz dos aspectos da modalização, mostrando como uma determinada instituição religiosa, por meio de um processo de manipulação da linguagem, consegue aprisionar as atenções de um grande número de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luís Torresan, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Lingüística Aplicada pelo Programa de Estudos Pós- Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) - PUC-SP; Professor de Leitura e Produção Textual - UNINOVE.

Downloads

Publicado

31.03.2008

Como Citar

TORRESAN, Jorge Luís. O ponto de vista enunciativo sobre a linguagem: a modalização no discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. Dialogia, [S. l.], v. 3, p. 87–103, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v3i0.858. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/858. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos