Multiculturalismo e educação intercultural: narrativas de professores sobre preconceito e abordagens culturais na escola
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8810Palavras-chave:
Diversidade cultural. Interculturalidade. Educação básica.Resumo
Considerando a importância da compreensão de dinâmicas de sujeitos socioculturais na escola, o objetivo desse estudo foi compreender como professores abordam questões culturais e situações de preconceito e discriminação na escola. A pesquisa teve abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas com cinco docentes que atuavam na educação básica desenvolvendo projetos relacionados à diversidade cultural. A análise das narrativas apontou experiências de preconceito e discriminação racial, religiosa, de gênero e sexualidade e a utilização de práticas dialógicas pelos professores ao abordar questões culturais no cotidiano escolar. Destaca-se a importância do diálogo crítico-reflexivo na formação emancipatória de professores, contribuindo para a problematização da lógica monocultural estabelecida. Esse estudo contribui com reflexões sobre questões culturais que permeiam a escola e destaca práticas dialógicas como estratégia para uma escola menos excludente.Downloads
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Publicado
24.08.2018
Como Citar
SIQUEIRA LAMEGO, Caio Roberto; FERREIRA DOS SANTOS, Maria Cristina. Multiculturalismo e educação intercultural: narrativas de professores sobre preconceito e abordagens culturais na escola. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 111–121, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8810. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8810. Acesso em: 27 mar. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo
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