Multiculturalismo e educação intercultural: narrativas de professores sobre preconceito e abordagens culturais na escola

Autores

  • Caio Roberto Siqueira Lamego Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal de Educação de Itaboraí
  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8810

Palavras-chave:

Diversidade cultural. Interculturalidade. Educação básica.

Resumo

Considerando a importância da compreensão de dinâmicas de sujeitos socioculturais na escola, o objetivo desse estudo foi compreender como professores abordam questões culturais e situações de preconceito e discriminação na escola. A pesquisa teve abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas com cinco docentes que atuavam na educação básica desenvolvendo projetos relacionados à diversidade cultural. A análise das narrativas apontou experiências de preconceito e discriminação racial, religiosa, de gênero e sexualidade e a utilização de práticas dialógicas pelos professores ao abordar questões culturais no cotidiano escolar. Destaca-se a importância do diálogo crítico-reflexivo na formação emancipatória de professores, contribuindo para a problematização da lógica monocultural estabelecida. Esse estudo contribui com reflexões sobre questões culturais que permeiam a escola e destaca práticas dialógicas como estratégia para uma escola menos excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Roberto Siqueira Lamego, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal de Educação de Itaboraí

Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, RJ - Brasil

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade e de Ensino em Educação Básica na UERJ, RJ - Brasil 

Downloads

Publicado

24.08.2018

Como Citar

SIQUEIRA LAMEGO, Caio Roberto; FERREIRA DOS SANTOS, Maria Cristina. Multiculturalismo e educação intercultural: narrativas de professores sobre preconceito e abordagens culturais na escola. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 111–121, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8810. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8810. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo