Produtividade, desenvolvimento econômico e alfabetização funcional: alguns resultados

Autores

  • Ana Carolina Spolidoro Queiroz UNINOVE, São Paulo
  • Daniel Augusto Moreira UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.893

Palavras-chave:

Alfabetização funcional. Desenvolvimento econômico. Emprego. Produtividade. Salários.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas implicações das deficiências de habilidades de alfabetização funcional para a produtividade de um país e, conseqüentemente, para seu desenvolvimento econômico e social. Destaca, em primeiro lugar, o conceito de alfabetização funcional, discorrendo sobre os principais levantamentos no exterior, nomeadamente o Young Adult Literacy Survey (Yals) e o National Adult Literacy Survey (Nals), ambos dos Estados Unidos, e o International Adult Literacy Survey (Ials), envolvendo 20 países. Discorre sobre as principais informações existentes no Brasil e aponta, em seguida, a importância destacada da alfabetização funcional, de forma independente da educação formal. Finalmente, com o auxílio de dados internacionais, mostra a influência da alfabetização funcional nos salários, na situação de emprego, na taxa de desemprego e nas oportunidades de treinamento contínuo. Nas conclusões, são sugeridas, brevemente, algumas estratégias e políticas para combater o problema tanto em nível público quanto privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Spolidoro Queiroz, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Administração de Empresas – FGV-SP; Professora na graduação e pós-graduação – Uninove; Professora na pós-graduação – FGV-SP.

Daniel Augusto Moreira, UNINOVE, São Paulo

Livre-docente em Administração de Empresas – USP; Professor na pós-graduação – FEA-USP/Uninove.

Downloads

Publicado

02.04.2008

Como Citar

QUEIROZ, Ana Carolina Spolidoro; MOREIRA, Daniel Augusto. Produtividade, desenvolvimento econômico e alfabetização funcional: alguns resultados. Dialogia, [S. l.], v. 5, p. 111–124, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.893. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/893. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos