Escola inclusiva: demolir preconceitos para reconstruir conceitos
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i2.914Palavras-chave:
Deficiência. Escola inclusiva. Inclusão. Necessidades especiais.Resumo
Neste artigo, propõe-se colaborar para o esclarecimento conceitual e prático do que vem a ser a educação inclusiva e a inclusão escolar de alunos em condição de deficiência em salas comuns. Para isso, parte-se de retrospecto histórico sobre a forma como tal condição foi culturalmente encarada pela sociedade do Brasil colônia até nossos dias; procura-se delimitar a significação de terminologias que caem no uso comum, entre as quais “portadores de necessidades especiais” ou “inclusos”. Distinguem-se os papéis da escola comum e o da Educação Especial e o ponto de convergência entre ambas, destacando-se o papel do trabalho em equipe e as responsabilidades de todos os agentes educacionais envolvidos no processo de construção da escola inclusiva.Downloads
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Publicado
12.11.2009
Como Citar
TONUS, Karla Paulino; THIMÓTEO DA SILVA, José Ângelo. Escola inclusiva: demolir preconceitos para reconstruir conceitos. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 211–210, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i2.914. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/914. Acesso em: 26 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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