Escola inclusiva: demolir preconceitos para reconstruir conceitos

Autores

  • Karla Paulino Tonus Uninove
  • José Ângelo Thimóteo da Silva Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i2.914

Palavras-chave:

Deficiência. Escola inclusiva. Inclusão. Necessidades especiais.

Resumo

Neste artigo, propõe-se colaborar para o esclarecimento conceitual e prático do que vem a ser a educação inclusiva e a inclusão escolar de alunos em condição de deficiência em salas comuns. Para isso, parte-se de retrospecto histórico sobre a forma como tal condição foi culturalmente encarada pela sociedade do Brasil colônia até nossos dias; procura-se delimitar a significação de terminologias que caem no uso comum, entre as quais “portadores de necessidades especiais” ou “inclusos”. Distinguem-se os papéis da escola comum e o da Educação Especial e o ponto de convergência entre ambas, destacando-se o papel do trabalho em equipe e as responsabilidades de todos os agentes educacionais envolvidos no processo de construção da escola inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Paulino Tonus, Uninove

Mestrado em Fundamentos da educação –Universidade Federal de São Carlos Professora de psicologia e pedagogia – Uninove Bauru – SP [Brasil]

José Ângelo Thimóteo da Silva, Uninove

Professor de língua portuguesa e literatura na rede pública do Estado de São Paulo e, em março/2008, concluinte do curso de Pedagogia para Licenciados na UNINOVE, pólo Bauru. Anteriormente, com especialização pela FAAC/UNESP/Bauru em Formação do Leitor Crítico e aperfeiçoamento pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP/Bauru em deficiências múltiplas.

Downloads

Publicado

12.11.2009

Como Citar

TONUS, Karla Paulino; THIMÓTEO DA SILVA, José Ângelo. Escola inclusiva: demolir preconceitos para reconstruir conceitos. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 211–210, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i2.914. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/914. Acesso em: 26 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 331
  • PDF 386