Vivência com o Projeto Acelerar para Vencer/MG: valores e estratégias no corpo das professoras
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3072Keywords:
Vivência, PAV, Corpo(reidade).Abstract
Artigo expõe ingredientes advindos de vivência com a iniciação à pesquisa científica e extensão que envolveu professores e alunos da UFSJ e da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa. Buscou-se interpretar a implantação do Projeto Acelerar para Vencer (PAV) pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para enfrentar elevadas taxas de reprovação e abandono escolar existentes em diversas regiões do estado. Hoje, o PAV está em outras cidades, como São João del-Rei, onde escolhemos a EECOL por ser uma escola-pólo ou escola-referência. Neste texto iremos, todavia, enfatizar as marcas na corporeidade (e na vivência), especialmente, das professoras (pois que são maioria nas entrevistas) que se distanciam da perspectiva integradora do ser humano (motor, afetivo, cognitivo). Elas tergiversam pelo corpo do outro (alunado), tratando da sexualidade adolescente, biologizada, anódina ou como questão de saúde.Downloads
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Published
2012-05-07
How to Cite
DAMIANO, Gilberto Aparecido; ANACLETO, Raquel da Silva; OLÍVIA, Fabiana Aparecida. Vivência com o Projeto Acelerar para Vencer/MG: valores e estratégias no corpo das professoras. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 61–76, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.3072. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3072. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Thematical dossier