A arquitetônica do pensamento bakhtiniano e sua relação com a educação: alguns conceitos aplicados ao ensino/aprendizagem

Authors

  • Nathan Bastos Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Fabiana Giovani Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4536

Keywords:

Bakhtin, Educação, Ensino/aprendizagem, Paradigma indiciário

Abstract

O texto que trazemos para discussão é um dos primeiros frutos de um projeto de pesquisa que estuda a arquitetônica do pensamento bakhtiniano e sua relação com a educação. A proposição do artigo é apresentar/discutir uma série de conceitos do filósofo russo Mikhail Bakhtin (conceitos espalhados nas obras do autor e do círculo), como gêneros discursivos, polifonia, alteridade, contra-palavra, e, sobretudo, o mote central dos seus estudos, o dialogismo; e as relações desses ensinamentos do autor russo com a educação na área de linguagem, com mais atenção ao ensino de língua portuguesa. O caminho metodológico escolhido é o do paradigma indiciário, o método abdutivo desenvolvido por Carlo Ginzburg. Nessa perspectiva, pretende-se apreender, após análise de uma prática docente pautada nos pilares bakhtinianos, quais foram as diferenças entre escrita e reescrita dos textos produzidos pelos alunos na situação de comunicação criada em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nathan Bastos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduando em Licenciatura em letras - Línguas Portuguesa e Espanhola e respectivas literaturas.

Fabiana Giovani, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Docente no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé (RS).

Published

2014-05-08

How to Cite

BASTOS, Nathan; GIOVANI, Fabiana. A arquitetônica do pensamento bakhtiniano e sua relação com a educação: alguns conceitos aplicados ao ensino/aprendizagem. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 43–56, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4536. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4536. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Thematical dossier