Brincadeira costurada
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.3059Palabras clave:
Corpo, Formação de professores, Pedagogia do Teatro, Jogos Teatrais, Criação.Resumen
Este artigo se propõe a discutir o papel do jogo teatral na formação de professores, ressaltando a relevância do contato corporal para que ocorra o aprendizado. Apresenta proposta de formação de professores que explora a corporeidade na vivência de jogos teatrais, investigando a importância da percepção e da comunicação proveniente do contato corporal. Discute os conceitos de foco e presença para uma melhor compreensão dos aspectos que a improvisação possibilita ao trabalho docente. Ressalta, partindo de alguns exemplos, maneiras pelas quais diferentes propostas permitiram uma nova visão sobre a docência já realizada, para cada uma das professoras participantes desta formação. Finaliza identificando aspectos que demonstram que conhecer a maneira pela qual o próprio corpo pode se expressar, além dos diálogos estabelecidos com os corpos parceiros pode permitir um novo entendimento da importância de incluirmos o corpo no aprendizado, na educação e na escola.Descargas
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Publicado
2014-05-08
Cómo citar
FARIA, Alessandra Ancona de. Brincadeira costurada. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 103–115, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.3059. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3059. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos