Leitura: uma necessidade para alunos e professores

Autores/as

  • Andréa Pelegrini

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3305

Palabras clave:

Alfabetização. Cultura. Leitura. Livros. Professor-Alfabetizador

Resumen

Este trabalho apresenta o resultado de uma intensa pesquisa teórica sobre a importância da leitura no processo de alfabetização. Durante esse processo, algumas leituras foram substituídas e outras feitas à exaustão, tais como Délia Lerner e Paulo Freire, com vistas à apropriação de suas ideias. Tem por objetivo servir de auxílio ao aprimoramento da atuação pedagógica de professores-alfabetizadores na escola, com o fomento de práticas que valorizem a vivência dos alunos, que enfatizem a necessidade de se estabelecer vínculos entre leitura escolar e prática social da leitura e, principalmente, que tendem a erradicar da escola a visão de leitura apenas como decifração do código linguístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Pelegrini

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Prefeitura de São Paulo. Participante em 2011 do Programa de Recuperação Paralela instaurado pela Prefeitura de São Paulo nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Graduada em Letras pela Universidade Ibirapuera e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho.

Publicado

2013-04-03

Cómo citar

PELEGRINI, Andréa. Leitura: uma necessidade para alunos e professores. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 199–206, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.3305. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3305. Acesso em: 17 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos