Tertúlia literária: a escola, a sala de aula e a leitura dialógica

Autores/as

  • Rosiley Aparecida Teixeira Universidade Nove de Julho
  • Nayane Oliveira Ferreira Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7344

Palabras clave:

Tertúlia Literária, Escola Pública, Sala de Aula, Leitura Dialógica.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar a tertúlia literária como uma prática inovadora para o trabalho com a leitura em sala de aula, para isso serão retratados aspectos de uma pesquisa realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública estadual de São Paulo na qual puderam vivenciar e compartilhar a leitura de alguns clássicos da literatura mundial. As tertúlias literárias estabelecem um lugar de exercício da leitura dialógica, pois nelas os leitores vão discutir a obra, dialogar, trocar experiências, acionar e compartilhar saberes já existentes, assim como aprender com o outro, priorizando sempre o diálogo, a solidariedade e o respeito às diferenças.

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Biografía del autor/a

Rosiley Aparecida Teixeira, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Mestre em educação e Pedagoga pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professora Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade e do Curso de Pedagogia Universidade Nove de Julho- SP. Líder Grupo de estudos e pesquisa: Infância e Formação: estudos contemporâneos.

Nayane Oliveira Ferreira, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Graduada em Letras e em Pedagogia. Professora de Língua e Literatura Brasileira nas redes de ensino pública e privada do Estado de São Paulo.

Publicado

2017-10-06

Cómo citar

TEIXEIRA, Rosiley Aparecida; FERREIRA, Nayane Oliveira. Tertúlia literária: a escola, a sala de aula e a leitura dialógica. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 131–143, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7344. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7344. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos

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