Formação de educadores ambientais no ensino superior: currículo, cidadania e consciência ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7497Palabras clave:
Formação de educadores ambientais, Licenciaturas, Currículo, Paulo FreireResumen
Compreendendo que é na universidade que ocorre a formação de educadores em geral e dos educadores ambientais de forma específica, o presente texto tem como proposta compreender como a temática socioambiental está inserida nesse processo, tendo em vista que se faz necessário, cada vez mais, sua inserção de forma direta no currículo das licenciaturas; e, dessa forma, habilitá-las para desenvolvê-la na Educação Básica de forma inter e transdisciplinar. Com base em referencial teórico da Educação Ambiental crítica – tendo Freire como autor principal –, optou-se metodologicamente pela análise documental das sínteses dos PPCs dos cursos de licenciatura da Unochapecó, a partir da escolha de categorias relacionadas à dimensão ambiental. Do processo de análise, resultou um quadro sinótico da presença da temática ambiental nos currículos, que demonstrou que essas questões aparecem centralmente no curso de Ciências Biológicas, sendo que nas outras licenciaturas a presença é pontual, embora numa perspectiva crítica.Descargas
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Publicado
2017-10-19
Cómo citar
DICKMANN, Ivo; HENRIQUE, Larissa. Formação de educadores ambientais no ensino superior: currículo, cidadania e consciência ambiental. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 115–129, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7497. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7497. Acesso em: 13 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos