Modernismo brasileiro: muito além da Semana de Arte Moderna de 1922

Autores

  • José Lúcio da Silva Menezes Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3978

Palavras-chave:

Historiografia. Modernismo. Modernização. Semana de Arte Moderna de 1922.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a hegemonia paulistana como marco emblemático da Semana de Arte Moderna de 1922 que a consagrou, ao longo do século XX, como o grande referencial de renovação das artes e do pensamento brasileiro. Propõe também a discutição das fronteiras territoriais da produção do Modernismo a partir da interpretação de autores, sobretudo cariocas, que se colocaram como críticos da hegemonia dos intelectuais paulistas da Semana de 1922

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Publicado

03.04.2013

Como Citar

DA SILVA MENEZES, José Lúcio. Modernismo brasileiro: muito além da Semana de Arte Moderna de 1922. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 167–184, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.3978. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3978. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos