Viver, aprender: uma coleção para os sujeitos da EJA

Autores

  • Raquel Aparecida Soares Reis Franco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4267

Palavras-chave:

Coleção Viver, Aprender. Práticas de Leitura e Escrita. Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este texto objetiva analisar a organização, as temáticas e as práticas de leitura e escrita da Coleção Viver, Aprender. A luz de teóricos que tratam acerca da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de pesquisadores que abordam sobre as práticas de leitura e escrita; esse artigo toma, metodologicamente falando, dos princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (2002). Está divido em quatro partes. Na primeira, realizamos uma breve introdução. Na segunda, discutimos se a organização e as temáticas da Coleção atendem às particularidades dos sujeitos da EJA. Na terceira, analisamos se as práticas de leitura e escrita propostas pela Coleção consideram o uso social da escrita. Por último, realizamos considerações que indicam que a Coleção apresenta, em suas unidades, diversos gêneros textuais, contemplando as especificidades dos sujeitos da EJA. Observamos que a Coleção apresenta estratégias que possibilitam ao educando da EJA adquirir o currículo mínimo que garantem a aquisição dos saberes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação, linha Educação e Linguagem, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de MG, professora do Centro Universitário Newton Paiva e técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de MG.

Downloads

Publicado

08.05.2014

Como Citar

FRANCO, Raquel Aparecida Soares Reis. Viver, aprender: uma coleção para os sujeitos da EJA. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 135–147, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4267. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4267. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos