Viver, aprender: uma coleção para os sujeitos da EJA
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4267Palavras-chave:
Coleção Viver, Aprender. Práticas de Leitura e Escrita. Educação de Jovens e AdultosResumo
Este texto objetiva analisar a organização, as temáticas e as práticas de leitura e escrita da Coleção Viver, Aprender. A luz de teóricos que tratam acerca da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de pesquisadores que abordam sobre as práticas de leitura e escrita; esse artigo toma, metodologicamente falando, dos princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (2002). Está divido em quatro partes. Na primeira, realizamos uma breve introdução. Na segunda, discutimos se a organização e as temáticas da Coleção atendem às particularidades dos sujeitos da EJA. Na terceira, analisamos se as práticas de leitura e escrita propostas pela Coleção consideram o uso social da escrita. Por último, realizamos considerações que indicam que a Coleção apresenta, em suas unidades, diversos gêneros textuais, contemplando as especificidades dos sujeitos da EJA. Observamos que a Coleção apresenta estratégias que possibilitam ao educando da EJA adquirir o currículo mínimo que garantem a aquisição dos saberes escolares.Downloads
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Publicado
08.05.2014
Como Citar
FRANCO, Raquel Aparecida Soares Reis. Viver, aprender: uma coleção para os sujeitos da EJA. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 135–147, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4267. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4267. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos