Extensão popular: Uma proposta transformadora para a educação superior

Autores

  • Dirceu Benincá Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Paulo Freire
  • Fernando Silva Campos Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Paulo Freire

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7247

Palavras-chave:

Universidade popular, Extensão popular, Democratização de saberes, Desenvolvimento regional.

Resumo

A extensão é um importante espaço de diálogo, de troca de conhecimentos, integração e construção de possibilidades diversas entre a universidade e a sociedade. Trata-se de uma dimensão fundamental da instituição universitária, por meio da qual esta pode aprender com os saberes populares e também oferecer contribuições significativas diante das múltiplas questões do mundo moderno. O presente artigo objetiva fazer uma revisão bibliográfica acerca da extensão universitária e sua perspectiva popular. Visa, ainda, apresentar desafios para a consolidação da extensão popular na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a partir da valorização dos conhecimentos da população, buscando o desenvolvimento cultural e social da comunidade regional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Benincá, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Paulo Freire

Pós-doutor em Educação pela UNINOVE/Capes, com pesquisa sobre Universidade Popular; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP (2010), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (2009); Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP (2006); Especialista em Comunicação Social pela Universidade São Francisco, São Paulo/SP (2001); Licenciado em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral, Passo Fundo (ITEPA - 1992); Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (FAFIMC), Viamão/RS (1988). Foi professor no ITEPA, em Passo Fundo/RS, e nas Faculdades Integradas Claretianas, em São Paulo/SP. De fevereiro de 2010 a dezembro de 2013 exerceu a função de Coordenador Administrativo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas/BA.

Fernando Silva Campos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Paulo Freire

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Campus Paulo Freire

Downloads

Publicado

06.10.2017

Como Citar

BENINCÁ, Dirceu; CAMPOS, Fernando Silva. Extensão popular: Uma proposta transformadora para a educação superior. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 145–156, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7247. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7247. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos