Cecília Meireles e sua atuação política na educação brasileira: literatura, jornalismo e feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10669

Palavras-chave:

Escrita literária. Educação. Relações de poder.

Resumo

O artigo é um recorte de tese de doutoramento e tem como objetivo compreender o contexto educacional brasileiro sob o viés literário e histórico, entre 1930 e 1940, período em que os processos de engajamento social feminino se refletem na figuração educacional e política do país, descrita na produção jornalística e literária de Cecília Meireles. Cecília publicou materiais pedagógicos como cartilhas e livros infantis, escrevendo diariamente no jornal Diário de Notícias, na seção Página de Educação, coluna Comentário, de 1930 a 1933, e posteriormente em 1941. Nossas fontes se pautaram nessas publicações, por ter embates, críticas, discussões e orientações aos educadores em defesa dos direitos da criança. Como resultado, almejamos compreender em que modo a literatura perpassa a produção escrita da autora, e quais as implicações a partir dos equilíbrios de poder existentes na figuração da política educacional brasileira.

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Biografias Autor

Nubea Rodrigues Xavier, Centro Estadual de Educação Profissional de Dourados

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora no Centro Estadual de Educação Profissional de Dourados.
Mato Grosso do Sul – MS – Brasil

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Mato Grosso do Sul – MS – Brasil

Publicado

2018-12-26

Como Citar

XAVIER, Nubea Rodrigues; SARAT, Magda. Cecília Meireles e sua atuação política na educação brasileira: literatura, jornalismo e feminino. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 71–83, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.10669. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10669. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e Literatura