Pedagogia Feminista Negra: caminho para a liberdade das senzalas modernas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22469

Palavras-chave:

educação, gênero, interseccionalidade, Pedagogia Feminista Negra

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer a respeito da importância histórica e social da pedagogia feminista negra no âmbito educacional, por entendermos que um único viés feminista não engloba as pautas de todas as mulheres. A partir da compreensão sobre a temática e tendo-a como base teórica, optamos por utilizar a metodologia bibliográfica e como referencial teórico, principalmente, intelectuais feministas negras, a exemplo de Lélia Gonzales (2020); bell hooks (2015); Ângela Davis (2011-2017); Kimberlé Crenshaw (2002); Sueli Carneiro (2002); Sojouner Truth (1851). Além disso, nos utilizamos do viés decolonial, problematizando como o padrão eurocêntrico imposto pelos colonizadores, levou a este conjunto de opressões interseccionais, como as sexuais, de raça e de gênero, entre outras. Deste modo, consideramos que escrever a respeito da pedagogia feminista negra já é subverter currículos opressores que continuam a reproduzir questões étnico-raciais na perspectiva eurocêntrica, invisibilizando a produção de conhecimento realizada por mulheres negras.

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Biografias Autor

Dávila Carolina Inácio de Souza, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú - IFC - Cam

Mestranda em Educação

Isisleine Dias Koehler, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú - IFC - Cam

Mestranda em Educação.

 

Idorlene Da Silva Hoepers, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú - IFC - Cam

Doutora.

 

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

INÁCIO DE SOUZA, Dávila Carolina; KOEHLER, Isisleine Dias; HOEPERS, Idorlene Da Silva. Pedagogia Feminista Negra: caminho para a liberdade das senzalas modernas. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22469, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22469. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22469. Acesso em: 16 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos