Educação para o trânsito: desafios para a formação escolar em uma cidade educadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.24335

Palavras-chave:

educação para o trânsito, transversalidade, aprendizagem, projeto político pedagógico

Resumo

Os problemas no trânsito são mundiais e o Brasil apresenta estatísticas de mortes e lesões permanentes em níveis inaceitáveis. Uma cidade denominada educadora busca, na educação, alternativas para amenizar a violência no trânsito. Com o crescimento da população, da renda per capta e do número de veículos em Uberlândia, os acidentes aumentaram radicalmente, com consequentes problemas sociais (ORDOÑEZ, 2015). Considerando Uberlândia/MG uma “cidade educadora”, o objetivo deste estudo foi estabelecer uma comparação entre a pesquisa sobre mobilidade urbana realizada em 2005 (VILELA 2006), e nossa pesquisa em 2020. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa qualitativa, documental, observacional com registros fotográficos. Por meio de fotos, comparou-se que em 2020 as mesmas infrações continuavam sendo praticadas. Constatou-se também que no período de 2005 a 2020 não houve redução nos acidentes nas vias urbanas da cidade e que as infrações continuam. Sugere-se uma proposta efetiva para a Educação no Trânsito, sistematizada nos PPP das escolas.

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Biografias Autor

Sirlei Boaventura Araújo, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestrado Profissional em Educação

 

Eloy Alves Filho, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutorado em História da Econômica

 

Maria Virgínia Dias Ávila, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorado em Estudos Linguísticos

 

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

ARAÚJO, Sirlei Boaventura; FILHO, Eloy Alves; ÁVILA, Maria Virgínia Dias. Educação para o trânsito: desafios para a formação escolar em uma cidade educadora. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e24335, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.24335. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24335. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”