Do direito à qualidade da Educação Infantil no Brasil: Uma análise da Política de Avaliação Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.25150

Palavras-chave:

direito à educação, qualidade da educação, avaliação da Educação Infantil, Saeb

Resumo

O artigo analisa os instrumentos de avaliação da Educação Infantil aplicados pelo INEP por meio do SAEB em 2021, com vistas a compreender qual ou quais as concepções de qualidade estão presentes na política de avaliação dessa etapa educacional. Para tanto, utilizou-se a análise documental dos questionários aplicados a professores, diretores e secretários municipais de educação. A partir da revisão de literatura identifica-se que a definição de qualidade na Educação Infantil está em consolidação e necessita de dimensões, indicadores e critérios específicos para suas especificidades. Quanto aos instrumentos avaliativos, contatou-se que priorizam os indicadores de caráter formal, mais relacionados a qualidade estrutural e reservam poucos indicadores para aferir a qualidade do contexto. A notável ausência de segmentos codificados na categoria de Qualidade do Desempenho contraria tendências e políticas recentes para EI, possivelmente indicando avanços provenientes de disputas pela identidade dessa etapa educacional.

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Biografias Autor

Mary Ane de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em Educação

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Educação

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

SOUZA, Mary Ane de; REAL, Giselle Cristina Martins. Do direito à qualidade da Educação Infantil no Brasil: Uma análise da Política de Avaliação Nacional. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e25150, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.25150. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25150. Acesso em: 1 set. 2024.

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Artigos