Formação Continuada para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores

  • Shirley Takeco Gobara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.4054

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores. Professor Autônomo. Tecnologias da Informação e da Comunicação. Teoria das Situações Didática

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma experiência de formação continuada para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Trata-se de uma pesquisa realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de São Paulo, que busca evidenciar o sentido epistemológico de a prática pedagógica estar fundamentada em uma teoria educacional que possibilite o processo de reflexão e a construção do conhecimento. Verificou-se que a Teoria das Situações é um modelo teórico que possibilita a formação do professor reflexivo e autônomo e aponta para a importância do trabalho pedagógico coletivo na escola, na perspectiva da formação permanente, continuada e em serviço e, principalmente, da reflexão sobre a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Didática das Disciplinas Científicas Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Área de pesquisa: Ensino de Física, Informática Educativa e Formação de Professores em ciências

Publicado

2013-04-03

Como Citar

GOBARA, Shirley Takeco. Formação Continuada para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 65–80, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.4054. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4054. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Licenciaturas e Educação Básica