Sobre a Revista

Foco e Escopo 

EccoS é a publicação de difusão científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove).

Publicada desde 1999, a Revista vem difundindo textos originais produzidos no campo das ciências sociais e das humanidades, com foco na área de educação.

Edição Atual

n. 67: Dossiê 67- Formação no Ensino Médio: Contribuição da Filosofia

Fluxo contínuo - ( out./dez. 2023).

Publicado: 18.12.2023

Apresentação

  • Formação no Ensino Médio: Contribuição da Filosofia

    Cleide Rita Silvério de Almeida, Antonio Joaquim Severino, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    e25616
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25616

Dossiê 67 - Formação no Ensino Médio: Contribuições da Filosofia

  • O que entender por formação quando se trata da educação dos estudantes no ensino médio?

    Marcos Antônio Lorieri
    e25529
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25529
  • Avanços e retrocessos nas recentes reformas do ensino médio: que rumo tomará a última etapa da educação básica?

    Monica Ribeiro da Silva
    e25514
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25514
  • Por que a Filosofia é necessária no currículo do Ensino Médio?

    Anderson Alves Esteves, Antonio Valverde
    e25565
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25565
  • Ensino Médio Integrado: a experiência do Campus Registro do Instituto Federal de São Paulo

    Ofélia Maria Marcondes
    e25511
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25511
  • Uma educação minguada: o projeto político-pedagógico da reforma do ensino médio

    Eliza Bartolozzi Ferreira
    e25472
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25472
  • A filosofia no ensino médio público paranaense: limites e desafios no contexto das políticas educacionais

    Geraldo Balduino Horn , Avanir Mastey, Edson Teixeira de Rezende
    e25488
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25488

Artigos

  • Desafios e estratégias de um grupo de educadoras de escola pública durante o período de ensino remoto na Pandemia

    Kátia Renata Quinteiro Juliano, Cristine Gabriela de Campos Flores, Cledes Antonio Casagrande, Luciana Backes
    e23600
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23600
  • Diferença colonial e o currículo cultural da educação física

    Flávio Nunes dos Santos Júnior, Marcos Ribeiro das Neves, Marcos Garcia Neira
    e24336
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24336
  • A formação continuada em serviço de professores de um Município do Triângulo Mineiro

    Adrinelly Lemes Nogueira, Maria Célia Borges
    e24329
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24329
  • As possíveis contribuições das histórias em quadrinhos na aquisição da língua inglesa

    Talize Zillio, Gelson Weschenfelder, Ernani Mügge
    e24314
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24314
  • Ensino da matemática no século XXI: D’Ambrosio e a mediação pelo digital

    Filipe Antônio Araújo Moura, Andrea Karla Ferreira Nunes
    e24271
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24271
  • Produção de textos no 3º ano do ciclo de alfabetização: um olhar sobre a heterogeneidade

    Vanessa Brandão Pereira, Magna do Carmo Silva
    e24213
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24213
  • Iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural

    Silvane Maria Pereira Brandão, Elieuza Aparecida de Lima , Amanda Valiengo
    e24212
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24212
  • Horizontes educacionais outros, caminhos trilhados pela pedagogia decolonial: uma revisão sistemática da literatura

    Aline Belle Legramandi , Rosemary Roggero, Manuel Tavares
    e24147
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24147
  • A atuação pedagógica das apóstolas do sagrado coração de jesus: do apoio espiritual aos imigrantes italianos à educação da elite

    Renata Franqui, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
    e24141
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24141
  • O processo de mediação teatral no ambiente virtual

    Mariana Venâncio Correia, Robson Rosseto
    e24136
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24136
  • Atendimento pedagógico hospitalar: uma revisão narrativa

    Ecleide Cunico Furlanetto, Karina Alves Biasoli, Cristiane Nobre Nunes
    e23822
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23822
  • Educação física escolar no estado de São Paulo: nuances da apropriação do currículo por professores(as) do ensino médio

    Cristina de Matos Martins, Gabriel Francisco Zago Pacheco, Sérgio Roberto Silveira
    e23719
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23719
  • Pensamento matemático e pensamento metacognitivo no ensino da biologia no ensino médio

    Erisnaldo Francisco Reis, Glauber Pacheco Arêas, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
    e23618
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23618
  • Os projetos de vida de filhos das extrativistas de Babaçu no Maranhão, entre continuidades e rupturas

    Maria de Fátima Sousa Silva, José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
    e23602
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23602
  • O financiamento da educação nas prefeituras das regiões Costa Verde e Centro-Sul Fluminense durante a Pandemia

    Fábio Araujo de Souza
    e22478
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.22478

Ensaios

  • Marina. Lucchesi, Marco. Santo André (SP): Rua do Sabão, 2023

    Judite Zamith Cruz
    e25392
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25392
Ver Todas as Edições
Afiliada

Membro

Bases indexadoras

Certificação Qualis