O cenário da educação infantil após a implantação do ensino fundamental de nove anos
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n52.13537Palavras-chave:
Educação infantil, Ensino fundamental de nove anos, Escolarização, Direito à brincadeiraResumo
O objetivo do texto é analisar o cenário da educação infantil em um município paulista com vistas a identificar as marcas da implantação do ensino fundamental de nove anos nas instituições que atendem crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada com professores e gestores da rede pública municipal. A coleta dos dados foi realizada por meio de análise documental e de grupo focal com sujeitos que atuavam na educação infantil nos anos da implantação do ensino fundamental de nove anos e que permaneceram na educação infantil após a mudança. A análise dos dados evidenciou que a educação infantil do município depois da implantação do ensino fundamental de nove anos alterou significativamente o cotidiano das crianças, especialmente no que se refere à diminuição expressiva da presença de jogos e brincadeiras na rotina, configurando um cenário marcado por atividades com foco na alfabetização. A pressão por melhores resultados nas avaliações externas no ensino fundamental direcionaram as práticas cotidianas a considerar a preparação das crianças para a entrada no ensino fundamental, um eixo fundante do trabalho pedagógico.
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