Produções curriculares e educação infantil – apostas ou garantias?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13657

Palavras-chave:

BNCC, direito à aprendizagem, discurso, educação infantile, políticas curriculares

Resumo

O artigo tematiza a relação entre currículo e Educação Infantil, a partir da retomada de políticas curriculares desenvolvidas nas últimas décadas, problematizando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil, promulgada em 2017 e que, tal como versa o documento, insere a Educação Infantil no contexto da Educação Básica e sendo assim, como se propõe para as outras etapas, ainda que atentando para as suas especificidades, também traz a indicação de aprendizagens consideradas essenciais, numa lógica que reduz educação ao ensino. Tomamos como mote de problematização a questão do direito à aprendizagem e desenvolvimento, questão que é apresentada como justificativa mesmo da BNCC, inquirindo sobre as articulações discursivas que vão alinhando direito à aprendizagem à igualdade e que, como discutimos, desliza para um entendimento do comum como único, num caráter homogeneizante que impele ao silenciamento da diferença. Desenvolvemos a argumentação a partir de aportes pós-estruturais que se assentam na compreensão da política como produção discursiva, luta pela significação em jogos de linguagem sempre instáveis e inconclusos, em que os fechamentos são provisórios pois o trabalho da significação é fluxo ininterrupto. Discutimos a concepção de currículo que norteia as pesquisas que temos desenvolvido, tomando-o como uma enunciação cultural, que se constitui em meio a negociações com e na diferença. Assim, pomos em debate os sentidos postos quanto ao direito à aprendizagem e a definição prévia das experiências, advogando em favor de outros sentidos, na defesa da experiência como acontecimento alteritário.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Estudos Aplicados apo Ensino da Faculdade de Educação e  do Programa de Pós-Graduação em Educação - Proped - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maria Clara de Lima Santiago Camões, Centro de Referência em Educação Infantil - Colégio Pedro II - CPII

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora do Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II

Rosalva de Cássia Rita Drummond, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ

Doutora em Educação pela UNiversidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Instituto Superior de Educação do Rio de Jsneiro. Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista do Rio de Janeiro.

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

PRAZERES FRANGELLA, Rita de Cássia; DE LIMA SANTIAGO CAMÕES, Maria Clara; RITA DRUMMOND, Rosalva de Cássia. Produções curriculares e educação infantil – apostas ou garantias?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e13657, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.13657. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13657. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos