A pesquisa científica em educação e o materialismo histórico-dialético: aspectos teóricos e conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24079

Palavras-chave:

Educação, método, materialismo histórico-dialético, pesquisa científica

Resumo

Este artigo é resultado dos estudos realizados na disciplina eletiva intitulada Materialismo Histórico-Dialético: para uma compreensão metodológica, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. O estudo objetiva apresentar considerações sobre o método do Materialismo Histórico-Dialético e suas contribuições para a realização da pesquisa científica na área da educação. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-bibliográfico com base em obras de autores como Gatti (1999, 2012); Marx e Engels (1999); Oliveira (1998); Netto (2011); Groppo (2019); Almeida e Costa (2021); Silva e Hermida (2021), dentre outros. Os autores mencionados apresentam uma perspectiva crítica acerca da concepção de mundo, sociedade e educação, possibilitando pensarmos a construção da pesquisa científica orientada por um método que define também uma escolha política. Nesse sentido, o ato de pesquisar constitui-se como um processo desafiador enfrentado por muitos pesquisadores, principalmente pela compreensão do objeto de estudos e na definição do método de investigação, portanto, conclui-se que o Materialismo Histórico-Dialético possibilita pensarmos a construção da pesquisa científica na área da educação com base em uma perspectiva crítica, constituindo-a como ato político.

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Biografia do Autor

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2019), Campus Universitário de Abaetetuba. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/2022) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do (a) Educador (a) Frente aos Desafios Amazônicos. Doutorando em Educação (PPGE/UFAM/2023), Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED - anuidade/2020,2022). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (CNPq/2022) - Coordenado pela prof.ª Dr.ª Heloisa da Silva Borges.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (PPGE/FACED/UFAM)

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (CNPq/2022).

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (PPGE/FACED/UFAM)

Pesquisadora contemplada com bolsa no edital n.º 26/2021 de Apoio à Pesquisa Científica no Exterior para cursar o Pós-doutorado na Texas Tech University - UTT em Lubbock - Texas. Doutoramento sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - fomento Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE - 88881.134314/2016-01/CAPES; Mestre e Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais (UEM); Mestre em Políticas em Adolescente em Conflito com a lei (UNIBAN/SP); Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPR); Especialista em Gestão em Centros de Socioeducação (UFPR); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar; Atualmente, Professora do Magistério Superior, Classe A, com denominação de Adjunto A, Nível 2, do Departamento de Teoria e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED); Professora Permanente do Programa de pós-graduação em educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Parecerista de diversos periódicos, inclusive, de Qualis A1. Consultora para políticas e formação de profissionais do sistema socioeducativo, rede de proteção, conselhos de direitos e conselhos tutelares, desde 2005. Professora pedagoga da Educação Básica do Estado do Paraná (2007-2018).

Referências

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

COSTA, Francisauro Fernandes da; BORGES, Heloisa da Silva; FERNANDES, Maria Nilvane. A pesquisa científica em educação e o materialismo histórico-dialético: aspectos teóricos e conceituais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e24079, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.24079. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24079. Acesso em: 2 maio. 2025.
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