A atuação pedagógica das apóstolas do sagrado coração de jesus:

do apoio espiritual aos imigrantes italianos à educação da elite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24141

Palavras-chave:

educação, instituições educativas, instituto das apóstolas do sagrado coração de Jesus, Madre Clélia Merloni

Resumo

O texto apresenta a história da fundação do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1894 por Madre Clélia Merloni (1861-1930), na Itália. O intuito é discutir os determinantes históricos da atuação pedagógica empreendida pela congregação no Brasil a partir do ano de 1900, especialmente no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que apresenta, a princípio, aspectos gerais da vida e da obra apostólica de Clélia Merloni, nascida em Forlì, Itália. Em seguida, trata da criação do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus paralelamente ao exame dos eventos históricos que impulsionaram a expansão de suas ações missionárias para diversas regiões do mundo. Além disso, o trabalho discute a atuação do Instituto no contexto brasileiro, cujas atividades foram iniciadas no alvorecer do século XX. Por fim, o texto apresenta e analisa os princípios educativos e os valores norteadores do trabalho das apóstolas do Sagrado Coração de Jesus na área da Educação no país. O trabalho empreendido pelas irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus consiste em uma estratégia eficiente para promover a assistência educacional cristã por intermédio da formação escolar das crianças e jovens das famílias mais abastadas, especialmente as meninas.

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Biografia do Autor

Renata Franqui, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade.

Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Universidade Estadual de Maringá. Programa de pós-graduação em Educação. Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade.

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

FRANQUI, Renata; TOLEDO, Cezar de Alencar Arnaut de. A atuação pedagógica das apóstolas do sagrado coração de jesus: : do apoio espiritual aos imigrantes italianos à educação da elite. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e24141, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.24141. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24141. Acesso em: 24 fev. 2024.