Autoformação, condição humana e dimensão estética

Autores

  • Cleide Rita Silvério de Almeida UNINOVE, São Paulo
  • Mariangelica Arone UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7480

Palavras-chave:

Autoformação. Pensamento complexo. Teoria tripolar, Condição humana. Estética.

Resumo

O presente artigo, de natureza bibliográfica, aborda a autoformação e sua relação com a condição humana e a dimensão estética. Procura-se demonstrar a compreensão do processo autoformativo, entendido como um todo constituído de partes heterogêneas entrelaçadas, que abarcam os primeiros processos de socialização, a dinâmica escolar e tudo aquilo que o sujeito aprende por si, com os outros e nos processos sociopolítico-culturais. O corpo teórico apoiou-se no pensamento complexo de Edgar Morin e na teoria tripolar de Gaston Pineau. Entende-se a autoformação como aprendizagem impregnada pela cultura e se considera o desenvolvimento de um saber viver estético como pilar fundamental da própria condição humana.

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Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida, UNINOVE, São Paulo

Mariangelica Arone, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Educação. Professora da Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP – Brasil.

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Publicado

12.06.2017

Como Citar

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; ARONE, Mariangelica. Autoformação, condição humana e dimensão estética. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 97–113, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7480. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7480. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação