Autoformação, condição humana e dimensão estética

Autores

  • Cleide Rita Silvério de Almeida UNINOVE, São Paulo
  • Mariangelica Arone UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7480

Palavras-chave:

Autoformação. Pensamento complexo. Teoria tripolar, Condição humana. Estética.

Resumo

O presente artigo, de natureza bibliográfica, aborda a autoformação e sua relação com a condição humana e a dimensão estética. Procura-se demonstrar a compreensão do processo autoformativo, entendido como um todo constituído de partes heterogêneas entrelaçadas, que abarcam os primeiros processos de socialização, a dinâmica escolar e tudo aquilo que o sujeito aprende por si, com os outros e nos processos sociopolítico-culturais. O corpo teórico apoiou-se no pensamento complexo de Edgar Morin e na teoria tripolar de Gaston Pineau. Entende-se a autoformação como aprendizagem impregnada pela cultura e se considera o desenvolvimento de um saber viver estético como pilar fundamental da própria condição humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida, UNINOVE, São Paulo

Mariangelica Arone, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Educação. Professora da Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

12.06.2017

Como Citar

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; ARONE, Mariangelica. Autoformação, condição humana e dimensão estética. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 97–113, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7480. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7480. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)