Autoformação, condição humana e dimensão estética

Auteurs

  • Cleide Rita Silvério de Almeida UNINOVE, São Paulo
  • Mariangelica Arone UNINOVE, São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7480

Mots-clés :

Autoformação. Pensamento complexo. Teoria tripolar, Condição humana. Estética.

Résumé

O presente artigo, de natureza bibliográfica, aborda a autoformação e sua relação com a condição humana e a dimensão estética. Procura-se demonstrar a compreensão do processo autoformativo, entendido como um todo constituído de partes heterogêneas entrelaçadas, que abarcam os primeiros processos de socialização, a dinâmica escolar e tudo aquilo que o sujeito aprende por si, com os outros e nos processos sociopolítico-culturais. O corpo teórico apoiou-se no pensamento complexo de Edgar Morin e na teoria tripolar de Gaston Pineau. Entende-se a autoformação como aprendizagem impregnada pela cultura e se considera o desenvolvimento de um saber viver estético como pilar fundamental da própria condição humana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Cleide Rita Silvério de Almeida, UNINOVE, São Paulo

Mariangelica Arone, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Educação. Professora da Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP – Brasil.

Téléchargements

Publiée

2017-06-12

Comment citer

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; ARONE, Mariangelica. Autoformação, condição humana e dimensão estética. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 97–113, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7480. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7480. Acesso em: 1 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice