Challenges of popular education in contexts of privacy of freedom

Authors

  • Ana Claudia Ferreira Godinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elionaldo Fernandes Julião Universidade Federal Fluminense
  • Elenice Cammarosano Onofre Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17100

Keywords:

Education, Oppressed, Pedagogy, Popular, Prison.

Abstract

: Is it possible for education, in contexts of deprivation of freedom, to become a dialogical education, a practice of freedom? This question provokes reflections about the possibilities of analyzing education in contexts of deprivation of freedom under the main ideas developed by Paulo Freire, in his work Pedagogy of the oppressed. From an analysis of this book, we propose a debate on the education implemented for young people and adults in situations of restriction and deprivation of freedom. Through a dialogue with some academic texts in the areas of Education and Social Sciences on the prison system, we aim for a reflection on the possible readings of Pedagogy of the oppressed for the education in contexts of deprivation of freedom. The findings of our study emphasize the relevance of these concepts for the analysis of a popular education in contexts of deprivation of freedom. Its main aim is to rescue the (apparently obvious) affirmation of the humanity that, when reduced in prison, affects society as a whole, since prison is an institution which is not isolated from the world but part of society.

 

 

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Author Biographies

Ana Claudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PNPD/CAPES, 2018). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Educação de Jovens e Adultos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGE-FaE-UEMG (2013-2018). Membro do Comitê de Ética na Pesquisa da UEMG (2014-2015). Coordenadora do grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos em Contextos Escolares e Não Escolares (CNPq), desde 2017. Coordenadora do projeto de pesquisa "A leitura no sistema prisional: potencialidades e desafios da remição de pena pela leitura no Brasil" (financiamento do CNPq), que está articulado com o projeto de extensão Remição de Pena Pela Leitura: formação de educadores de jovens e adultos. Pesquisadora da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade. Membro do conselho editorial da Revista Educação e Ciências Sociais.

Elionaldo Fernandes Julião, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Letras Bacharelado e Licenciatura Em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor visitante mestrado em Educação de Jovens e Adultos da Universidad de Playa Ancha (Chile). Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos (NEDEJA) e coordenador do Grupo de Trabalho e Estudos sobre Educação para Jovens e Adultos em Situação de Restrição e Privação de Liberdade. Membro Fundador e do Comitê Executivo da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação, educação de jovens e adultos privados de liberdade, politicas de educação e políticas educacionais.

Elenice Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Pedagogia, mestrado em Educação e doutorado em Educação Escolar. Atualmente é vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), como Professora Sênior e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de ensino e pesquisa em Educação, com ênfase em processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade, formação de professores e demais agentes educativos, práticas sociais escolares e não escolares. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Práticas Sociais e Processos Educativos. Coordena o Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade da Universidade Federal de São Carlos (EduCárceres/UFSCar).

References

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Published

2020-07-02

How to Cite

GODINHO, Ana Claudia Ferreira; JULIÃO, Elionaldo Fernandes; ONOFRE, Elenice Cammarosano. Challenges of popular education in contexts of privacy of freedom. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e17100, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.17100. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17100. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê 52 - Paulo Freire e a onda neoconservadora