Desafios da educação popular em contextos de privação de liberdade

Autores

  • Ana Claudia Ferreira Godinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elionaldo Fernandes Julião Universidade Federal Fluminense
  • Elenice Cammarosano Onofre Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17100

Palavras-chave:

Educação, Oprimido Pedagogia, Popular Prisão

Resumo

É possível a educação, em contextos de privação de liberdade, constituir-se como educação dialógica, como prática de liberdade? Este questionamento provoca reflexões sobre as possibilidades de análise da educação em contextos de privação de liberdade à luz dos principais aspectos desenvolvidos por Paulo Freire, na obra Pedagogia do oprimido. A partir da análise da obra, propomos o debate sobre a educação implementada para jovens e adultos em situação de privação de liberdade, com o objetivo de problematizar as possibilidades de reflexão sobre a educação em contextos de privação de liberdade à luz de conceitos e categorias desenvolvidos por Paulo Freire. Para refletir sobre as possibilidades de leitura da Pedagogia do oprimido e os desafios da educação popular em contextos de privação de liberdade, dialogamos com alguns estudos das ciências sociais, principalmente com os que refletem sobre o sistema prisional na sociedade contemporânea. Dentre os achados no estudo, o principal, nos parece, é resgatar a afirmação aparentemente óbvia da humanidade que, quando reduzida na prisão, afeta toda a sociedade, uma vez que o cárcere não é uma instituição isolada do mundo; ela faz parte da sociedade.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PNPD/CAPES, 2018). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Educação de Jovens e Adultos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGE-FaE-UEMG (2013-2018). Membro do Comitê de Ética na Pesquisa da UEMG (2014-2015). Coordenadora do grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos em Contextos Escolares e Não Escolares (CNPq), desde 2017. Coordenadora do projeto de pesquisa "A leitura no sistema prisional: potencialidades e desafios da remição de pena pela leitura no Brasil" (financiamento do CNPq), que está articulado com o projeto de extensão Remição de Pena Pela Leitura: formação de educadores de jovens e adultos. Pesquisadora da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade. Membro do conselho editorial da Revista Educação e Ciências Sociais.

Elionaldo Fernandes Julião, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Letras Bacharelado e Licenciatura Em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor visitante mestrado em Educação de Jovens e Adultos da Universidad de Playa Ancha (Chile). Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos (NEDEJA) e coordenador do Grupo de Trabalho e Estudos sobre Educação para Jovens e Adultos em Situação de Restrição e Privação de Liberdade. Membro Fundador e do Comitê Executivo da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação, educação de jovens e adultos privados de liberdade, politicas de educação e políticas educacionais.

Elenice Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Pedagogia, mestrado em Educação e doutorado em Educação Escolar. Atualmente é vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), como Professora Sênior e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de ensino e pesquisa em Educação, com ênfase em processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade, formação de professores e demais agentes educativos, práticas sociais escolares e não escolares. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Práticas Sociais e Processos Educativos. Coordena o Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade da Universidade Federal de São Carlos (EduCárceres/UFSCar).

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Publicado

02.07.2020

Como Citar

GODINHO, Ana Claudia Ferreira; JULIÃO, Elionaldo Fernandes; ONOFRE, Elenice Cammarosano. Desafios da educação popular em contextos de privação de liberdade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e17100, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.17100. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17100. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 52 - Paulo Freire e a onda neoconservadora