Práctica pedagógica en la enseñanza de escritura Enem: el estado del conocimiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22280

Palabras clave:

práctica pedagógica, sala de redacción ENEM, escuela secundaria, estado del conocimiento

Resumen

Este artículo tiene como objetivo relevar las investigaciones académicas que trabajan sobre la práctica pedagógica de la Escritura ENEM, teniendo en cuenta la verificación de tendencias, recurrencias y brechas en este segmento, permitiendo verificar un camino para que nuevas investigaciones se desarrollen o revisen en un enfoque diferente. o incluso actualizado debido a cambios en el tiempo. Se trata de una investigación cualitativa, modalidad Estado del Conocimiento según ROMANOWSKI y ENS (2006), FRANCO y GHEDIN (2008) y ROMANOWSKI y VOSGERAU (2014). El corpus analizado fueron las producciones brasileñas extraídas de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) sin un marcador temporal para delimitar la búsqueda, considerando que el Examen Nacional de Bachillerato apareció en 1999. Se crearon dos categorías de acuerdo con el objetivo: Práctica Pedagógica y Principios Normativos de la Enseñanza de la Escritura y, cuando es necesario, desarrollamos subcategorías. El estudio señala la concentración de producciones en la región sureste del país y el interés de los investigadores en la práctica pedagógica de la enseñanza de la Escritura ENEM, ya sea por el énfasis en la asignatura debido al examen externo, o porque funciona como herramienta. para ingresar a la educación superior. El caso es que los resultados apuntan a la necesidad de realizar más investigaciones a respecto de este tema, especialmente en lo que se refiere al uso de tecnologías en la enseñanza de la escritura y en este contexto de transición pandémica con clases a distancia, en el que dichos recursos adquieren mayor evidencia y la práctica requiere de nuevas pautas.

 

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Biografía del autor/a

Mireile Pacheco França Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Doutorando em Educação pela PUC PARANÁ (2019) . É Mestre pela PUC/MINAS em Literaturas de Língua Portuguesa (2008). Cursa "A Moderna Educação", pós-graduação da PUC Rio Grande do Sul (2018- 2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCB/RJ em 2007.Graduada em Letras (Licenciatura Plena Português/ Inglês) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2003). Trabalhou na Faculdade Pitágoras de Ipatinga/MG, como professora de Metodologia Científica, Português e TCC nos cursos de graduação: Pedagogia, Psicologia, Farmácia, Administração, Direito, Engenharia Civil Mecânica, Elétrica em (2007-2009). Fez trabalho voluntário em Angola/África, professora de Língua Portuguesa (2009-2011).Atuou como analista educacional por 6 meses junto à Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, capacitando professores do Ensino Fundamental e Médio de Língua Portuguesa em 2013. Atualmente leciona Redação em cursinho Pré Vestibular e Ensino Médio em escolas privadas de Rio Branco - Acre. Contato - mireilepfcosta@gmail.com Whatsapp - (68) 98412-5450

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

Cléo Mann Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná– PUCPR

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo (2016). Mestre em Educação (PPGE) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pesquisa com enfoque na Formação Inicial de Professores sob à luz da complexidade.
Trabalhou como Professora Regente e Coordenadora Pedagógica na Escola Atuação e no Colégio Social Madre Clélia, atualmente é Assessora Pedagógica atuando na Formação Continuada de Professores pela Editora Opet. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Ministrou aulas do módulo "Psicomotricidade e Ludicidade" na pós-graduação de Ensino Lúdico da Faculdade São Braz e do módulo "Literatura Infanto Juvenil e Contação de Histórias" na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

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Publicado

2023-04-03

Cómo citar

PACHECO FRANÇA COSTA, Mireile; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia; MANN PEREIRA, Cléo. Práctica pedagógica en la enseñanza de escritura Enem: el estado del conocimiento. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 64, p. e22280, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n64.22280. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22280. Acesso em: 27 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos