Prática pedagógica no ensino de redação ENEM: o estado do conhecimento

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22280

Mots-clés :

prática pedagógica, redação ENEM, ensino médio, estado do conhecimento

Résumé

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento das pesquisas acadêmicas que trabalham a prática pedagógica de redação ENEM, tendo em vista verificar tendências, recorrências e lacunas nesse segmento, possibilitando verificar um caminho para que novas pesquisas se desenvolvam ou sejam revisitadas em uma outra abordagem ou até mesmo atualizadas em virtudes das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, modalidade Estado do Conhecimento conforme ROMANOWSKI e ENS (2006), FRANCO e GHEDIN (2008) e ROMANOWSKI e VOSGERAU (2014). O corpus analisado foram as produções brasileiras extraídas da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sem marcador temporal para delimitar a busca considerando que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1999. De acordo com o objetivo foram criadas duas categorias: Prática Pedagógica e Princípios Normativos sobre ensino de redação e, quando necessário, desenvolvemos subcategorias. O estudo aponta a concentração das produções na Região Sudeste do país e o interesse dos pesquisadores pela Prática Pedagógica do Ensino de Redação ENEM, seja pelo destaque da disciplina em virtude do exame externo, seja porque funciona como ferramenta de ingresso no ensino superior. Fato é que os resultados apontam a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema, principalmente no tocante ao uso de tecnologias no ensino de Redação e nesse contexto de transição pandêmico com aulas remotas, em que tais recursos ganham mais evidência e a prática requer novas orientações.

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Mireile Pacheco França Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Doutorando em Educação pela PUC PARANÁ (2019) . É Mestre pela PUC/MINAS em Literaturas de Língua Portuguesa (2008). Cursa "A Moderna Educação", pós-graduação da PUC Rio Grande do Sul (2018- 2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCB/RJ em 2007.Graduada em Letras (Licenciatura Plena Português/ Inglês) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2003). Trabalhou na Faculdade Pitágoras de Ipatinga/MG, como professora de Metodologia Científica, Português e TCC nos cursos de graduação: Pedagogia, Psicologia, Farmácia, Administração, Direito, Engenharia Civil Mecânica, Elétrica em (2007-2009). Fez trabalho voluntário em Angola/África, professora de Língua Portuguesa (2009-2011).Atuou como analista educacional por 6 meses junto à Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, capacitando professores do Ensino Fundamental e Médio de Língua Portuguesa em 2013. Atualmente leciona Redação em cursinho Pré Vestibular e Ensino Médio em escolas privadas de Rio Branco - Acre. Contato - mireilepfcosta@gmail.com Whatsapp - (68) 98412-5450

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

Cléo Mann Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná– PUCPR

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo (2016). Mestre em Educação (PPGE) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pesquisa com enfoque na Formação Inicial de Professores sob à luz da complexidade.
Trabalhou como Professora Regente e Coordenadora Pedagógica na Escola Atuação e no Colégio Social Madre Clélia, atualmente é Assessora Pedagógica atuando na Formação Continuada de Professores pela Editora Opet. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Ministrou aulas do módulo "Psicomotricidade e Ludicidade" na pós-graduação de Ensino Lúdico da Faculdade São Braz e do módulo "Literatura Infanto Juvenil e Contação de Histórias" na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

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Publiée

2023-04-03

Comment citer

PACHECO FRANÇA COSTA, Mireile; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia; MANN PEREIRA, Cléo. Prática pedagógica no ensino de redação ENEM: o estado do conhecimento. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 64, p. e22280, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n64.22280. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22280. Acesso em: 27 août. 2024.

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