Política de formación de profesores en BNC-formación

entre reproducción y la crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25205

Palabras clave:

políticas educativas, reforma curricular, formación de profesores

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo señalar el vínculo de la política de formación docente, formulada en la Resolución CNE/CP n. 2, de 20 de diciembre de 2019, con el conjunto de reformas curriculares en marcha en Brasil, en el contexto de la agenda político-económica neoliberal. Por lo tanto, tiene como objetivo señalar las principales caracterizaciones requeridas de la BNC-Formação en el contexto de una agenda de reformismo curricular mediado por la expresión actualizada de la sociabilidad del capital. Metodológicamente, el trabajo se estructura bajo el enfoque crítico con su aporte teórico en las categorías alienación y praxis social en István Mészáros (2006; 2008) y Karel Kosik (1976). La investigación identifica las reformas curriculares en curso en Brasil, incluida la reforma actual expresada en la BNC-Formación, como movimientos formativos alineados con el ordenamiento reflejado en la agenda neoliberal para la educación, así como el control sistemático de las políticas de formación docente, de la praxis social mediada ética e ideológicamente por el capital.

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Biografía del autor/a

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Formado em Filosofia e Teologia (1986), Mestrado em Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Realizou estudos de pós-doutoramento em História da Educação nas Universidades: Université Laval - Quebéc, Canadá, (2007); Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia - UPTC, Colômbia (2008) e em História, na Universidad Pablo de Olavide (2016/2017). Exerceu funções administrativas/acadêmicas na Universidade Nove de Julho: Diretor Departamento de Educação (2000-2002); Pró-Reitor Acadêmico (2003-2006) e professor do PPGE/UNINOVE de (2000-2010). É professor da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, desde 2010 no Departamento de Educação - DEEDU e do PPGE-UFOP Mestrado/Doutorado, foi seu coordenador de 2012-2015 e vice-coordenador 2011-2012. Foi Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2003-2007) Membro do Conselho Municipal de Educação da Cidade de Mariana e vice-presidente (2018-2021). É professor visitante e pesquisador da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, da Universidad Pablo de Olavide en Sevilla, Espanha e da Rede de Universidades Públicas Colombianas (RUDECOLOMBIA). Na área da editoria científica foi fundador da Revista Eccos e seu editor até 2010; É atual Editor da Revista Formação Docente- Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores -ANPED/ ed.AUTÊNTICA (2014- atual); membro de Conselhos Editoriais de revistas nacionais e internacionais da Área da Educação e Humanidades. É membro do Conselho da Editora da Universidade Federal de Ouro Preto (Diretor de 2019 atual). Membro do GT.08 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPED (Coordenação do Comitê Científico 2013-2015); é membro da Junta Diretiva da Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana - SHELA, (Presidente- 2007-2011 e vice 2016-2021); Coordenador do Grupo de Pesquisa FOPROFI/Cnpq/UFOP; vice diretor do Grupo de Pesquisa HISULA - Historia de la Universidad Latinoamericana, Colciencia/UPTC-Colômbia. Bolsista de Produtividade (CNPq); Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro -PPM da FAPEMIG (2015-17); Membro ad hoc do C.A. Educação na CAPES (2013/16; 2017-atual). Assessor internacional ad hoc do Consejo Nacional de Acreditación CNA- Ministério da Educação da Colômbia. Tem experiência na pesquisa e na docência na área da Educação nos seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais e História da Educação.

Renato José Dias Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

PPGE - Doutorando

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2021). Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2008). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014). Coordenação do Curso de Pedagogia da UFMS/CPTL (2018-2019). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGEdu-CPTL/UFMS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGEdu-CPTL/UFMS - 2022-2024). Líder do GForP - Grupo de Estudos em Formação de Professores da UFMS/CPTL. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino Aprendizagem - LEA (UFMS/CPTL); Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Política de Gestão Educacional, Politica de Currículo e Politica de Formação de Professores

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Publicado

2024-03-14

Cómo citar

JARDILINO, José Rubens Lima; PEREIRA, Renato José Dias; GIARETA, Paulo Fioravante. Política de formación de profesores en BNC-formación: entre reproducción y la crítica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e25205, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.25205. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25205. Acesso em: 13 mar. 2025.

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