Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338

Palabras clave:

Educação em direitos humanos, Escola como espaço protetivo de direitos, Escola e democracia.

Resumen

Neste artigo, sistematizo elementos estruturantes da escola como ambiente que se consolida como espaço de proteção, relevando que, somente em um espaço no qual se valoriza a diversidade como condição de se constituir como formativo, pode-se empoderar crianças e adolescentes, transformando-os em sujeitos de direitos e protagonistas de sua própria história. O texto objetiva reafirmar a premissa de se educar em Direitos Humanos, como condição para o fortalecimento de relações sociais democráticas, fundamento que ressignifica a função social da escola. Neste aspecto, ao se firmar como espaço institucional onde se formam valores para a convivência democrática a partir dos Direitos Humanos, o ambiente escolar se referencia como lugar educativo e não somente como o lugar instrutivo e o faz potencializando culturas, recriando e reposicionando saberes, encorajando posições políticas plurais, efetivando direitos, respeitando o estranho, ampliando acidadania e valorizando cada um e cada uma a partir de seus interesses, desejos e necessidades. Defendo, portanto, a tese, a partir da realização desse estudo bibliográfico, em torno da qual a escola, como instituição política e contraditória, pode se assentar como um lugar privilegiado para toda essa complexa formação, consubstanciando valores que possibilitem a legitimação de outro papel social para essa instituição, contrariando o paradigma racional atual de educação ameaçadora da emergência do sujeito, com todo o seu potencial criativo.


 

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Biografía del autor/a

Émina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sócio Ambientais (UFPA). Atualmente é professora Titular da UFPA e coordena o Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos - GEEDH vinculado ao Programa de pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação (UFPA). Professor efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da educação básica no município de Ananindeua – PA, onde atualmente exerce o cargo de Presidente do Conselho Municipal de Educação.

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação (EducaNorte / UFPA).

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Publicado

2020-09-30

Cómo citar

SANTOS, Émina Márcia Nery dos; LIMA, Francisco Willams Campos; VALE, Cassio. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e8338, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.8338. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8338. Acesso em: 13 nov. 2024.