n. 42: A Universidade Popular no Brasil

(jan./abr. 2017)

 
Publicado: 03.05.2017

Editorial

  • Educação Popular e Universidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7359
    Eduardo Santos, Manuel Tavares
    11-14

Dossiê Temático: A Universidade Popular no Brasil

  • Apresentação Dossiê "A universidade popular no Brasil"

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7325
    Mauricio Pedro da Silva
    17-20
  • UNILAB: uma proposta freireana de universidade popular?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6551
    Stela Meneghel, Jaana Flávia Fernandes Nogueira, Sofia Lerche Vieira
    21-37
  • Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6681
    Naomar de Almeida Filho, Dirceu Benincá, Denise Coutinho
    39-55
  • Internacionalização da educação superior nos marcos da integração regional da América Latina: o caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6867
    Eduardo Santos
    57-84
  • Modelos contra-hegemônicos de Educação Superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6868
    Manuel Tavares
    85-102

Artigos

  • Políticas educativas em Portugal: governação, contexto local e hibridismo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3606
    António Francisco Baixinho
    105-124
  • Políticas de democratização da educação superior e a perspectiva metodológica de Antonio Gramsci

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3634
    Michelle Fernandes Lima, Regina Maria Michelotto
    125-141
  • As políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escola

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3720
    Denise Regina Costa Aguiar
    143-160
  • Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942
    Ana Maria Vellenich, Adriano Ferreira, Nilsen Marcondes, Maria Castro
    161-176
  • O desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.5903
    Maria Angélica Penatti Pipitone, Karen Missy Aki Komada
    177-187

Resenhas

  • Crise educacional e mundo pré-totalitário: a compreensão de Hannah Arendt, de Flávio Rovani de Andrade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7216
    Genivaldo Paulino Monteiro
    191-194
  • O poder e o conhecimento: introdução ao pensamento de Michel Foucault, de Ricardo Luiz de Souza

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6749
    José Henrique Arzani
    195-198
  • Desafios para a educação democrática de qualidade no Brasil, de Samuel Mendonça e José Aguiar Nobre

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7008
    Roseli Trevisan Marques de Souza
    199-203
  • Estranhos à nossa porta, de Zygmunt Bauman

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7276
    Ana Maria Haddad Baptista
    204-206

Revista Completa

  • Eccos 42

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7376