Considerações acerca da regulação e supervisão do ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10754

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Superior, Regulação, Supervisão.

Resumo

 

O objetivo deste artigo é discernir os processos avaliativos decorrentes por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES e o olhar de gestores de Instituições de Ensino Superior, privadas e públicas, no Brasil, no que diz respeito aos processos avaliativos permeados a partir do SINAES. Em 2004, o SINAES é implantado por meio da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Metodologicamente, este artigo é oriundo de um projeto de pesquisa que vislumbra discutir incorporações, fusões e aquisições da Educação Superior do Brasil. Sendo assim, foi aplicado um questionário fechado a 100 gestores da educação superior de vários estados brasileiros. A coleta de dados ocorreu no período de agosto/2017 a março/2018, em vários estados brasileiros. Os sujeitos da pesquisa foram gestores de Instituições de Ensino Superior, privadas, tais como: reitores, diretores, pró-reitores, procuradores institucionais e coordenadores de curso. Conclui-se, que o SINAES é um instrumento meramente técnico, sendo, assim, fácil de ser burlado na incessante busca de um conceito satisfatório à IES e ao curso de graduação. Bem como, há inquietudes desses gestores ao não concordarem com o modelo de avaliação da educação superior no Brasil. Sendo assim, questiona-se a necessidade do Ministério da Educação - INEP explicar para a sociedade brasileira quais foram os avanços na educação, no Brasil, no século XX e XXI.

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Biografia do Autor

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza , Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM do Departamento de Terapia Ocupacional, docente do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica. Acumula experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional da UFSM. Avaliador de cursos do BASIS- INEP/MEC. Linhas de Pesquisas: Gestão em Educação Superior: Políticas públicas, Gestão e Avaliação, Interdisciplinaridade, bem como na Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Saúde Coletiva e Campo Social. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino e Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências, modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental e Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais. Atualmente é Pesquisador na Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, numa interlocução interinstitucional das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e Porto Alegre (UFRGS) e Docente do Programa de Pós Graduação de Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria- UFSM. Email: niltonoliveira@superig.com.br. 

Bruna de Pietro Zorzi, Universidade Federal de Santa Maria

Bruna de Pietro Zorzi, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em 2015, Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) em 2016. Professora de Educação Infantil e Anos Iniciais na Rede Municipal de Educação de Santa Maria.

Josiane Bertoldo Piovesan, Universidade Federal de Santa Maria

Barachel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente voluntária no Projeto de Extensão em Saúde do Trabalhador. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. E-mail para contato: josiane_piovesan@hotmail.com

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Publicado

02.07.2020

Como Citar

DE OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes; ZORZI, Bruna de Pietro; PIOVESAN, Josiane Bertoldo. Considerações acerca da regulação e supervisão do ensino superior no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e10754, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.10754. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10754. Acesso em: 27 ago. 2024.