Roteiro de Controle de Disciplina (Rcd) para Gestão de Cursos em Educação a Distância (EAD)

Autores

  • Luiz Henrique Debei Herling
  • Marilda Todescat
  • Gabriel Moraes Herling
  • Gilberto de Oliveira Moritz

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.90

Palavras-chave:

Educação a Distância, Gestão de Cursos em Ead, Suporte Técnico em Ead

Resumo

A EaD vem crescendo a cada dia no Brasil e no mundo assumindo papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. A gestão alinhada a tecnologia é fator condicionando para o sucesso dos cursos em EaD, sendo constante desafio para os gestores em termos de controle e busca em excelência nesta modalidade de ensino. Para isto apresenta-se uma proposta de ferramenta denominada RCD (roteiro de controle de disciplina) para controle e gerenciamento de disciplinas em ambientes virtuais de aprendizagem baseada na gestão de qualidade. O estudo tem caráter predominante quantitativo por tratar a análise dos dados anteriormente e ex-post-facto a utilização da ferramenta. Verificou-se que a ferramenta é importante e reduz drasticamente a busca por suporte bem como a demanda por serviços por parte da estrutura de TI do curso estudado, no caso o Departamento de Ciências da Administração (CAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Downloads

Publicado

09.06.2016

Como Citar

Herling, L. H. D., Todescat, M., Moraes Herling, G., & Moritz, G. de O. (2016). Roteiro de Controle de Disciplina (Rcd) para Gestão de Cursos em Educação a Distância (EAD). International Journal of Innovation – IJI, 4(2), 173–187. https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.90

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 193
  • PDF 95