Roteiro de Controle de Disciplina (Rcd) para Gestão de Cursos em Educação a Distância (EAD)

Autores

  • Luiz Henrique Debei Herling
  • Marilda Todescat
  • Gabriel Moraes Herling
  • Gilberto de Oliveira Moritz

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.90

Palavras-chave:

Educação a Distância, Gestão de Cursos em Ead, Suporte Técnico em Ead

Resumo

A EaD vem crescendo a cada dia no Brasil e no mundo assumindo papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. A gestão alinhada a tecnologia é fator condicionando para o sucesso dos cursos em EaD, sendo constante desafio para os gestores em termos de controle e busca em excelência nesta modalidade de ensino. Para isto apresenta-se uma proposta de ferramenta denominada RCD (roteiro de controle de disciplina) para controle e gerenciamento de disciplinas em ambientes virtuais de aprendizagem baseada na gestão de qualidade. O estudo tem caráter predominante quantitativo por tratar a análise dos dados anteriormente e ex-post-facto a utilização da ferramenta. Verificou-se que a ferramenta é importante e reduz drasticamente a busca por suporte bem como a demanda por serviços por parte da estrutura de TI do curso estudado, no caso o Departamento de Ciências da Administração (CAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09.06.2016

Como Citar

Herling, L. H. D., Todescat, M., Moraes Herling, G., & Moritz, G. de O. (2016). Roteiro de Controle de Disciplina (Rcd) para Gestão de Cursos em Educação a Distância (EAD). International Journal of Innovation – IJI, 4(2), 173–187. https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.90

Edição

Seção

Artigos