Os impactos da cultura organizacional na transferência de conhecimento em empresas de IED no Vietnã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v8i3.16059

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Transferência de conhecimento, Empresas de IDE, Gestores estrangeiros, Cidade HCM, Vietnã.

Resumo

Objetivo do estudo: A transferência de conhecimento por meio de empresas de Investimento Estrangeiro Direto (IED) é uma política estratégica para o desenvolvimento econômico de muitos países. No entanto, no caso do Vietnã, a eficácia da transferência de conhecimento em empresas de IED não é clara, especialmente com o impacto da distância cultural entre investidores estrangeiros e funcionários locais. O objetivo principal deste estudo é explorar o impacto da cultura organizacional na transferência de conhecimento em empresas de IED no Vietnã.
Metodologia / abordagem: Com base no modelo original de Parissa (2003), um modelo de pesquisa foi proposto, no qual os fatores culturais organizacionais incluem background cultural, habilidade linguística, distância cultural percebida, estilo de aprendizagem e abertura cultural. Pesquisa quantitativa realizada por meio de pesquisas com 109 entrevistados, que estão trabalhando em negócios de IDE na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã.
Originalidade / Relevância: Esta pesquisa enfoca o impacto direto de fatores culturais na transferência de conhecimento em nível individual entre gerentes estrangeiros e funcionários locais no Vietnã.
Principais resultados: Os resultados analíticos mostraram que três fatores tiveram um impacto significativo na eficácia da transferência de conhecimento, incluindo a abertura cultural, a capacidade linguística de gestores estrangeiros e a distância de comunicação.
Contribuições teórico-metodológicas: O estudo ajuda a testar as escalas de medição e contribui para um estudo empírico nesta área.
Contribuições sociais / gerenciais: A partir desses resultados, algumas sugestões gerenciais foram feitas para apoiar a transferência de conhecimento entre gerentes estrangeiros e funcionários vietnamitas.

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Biografia do Autor

Quoc Trung Pham, School of Industrial Management, University of Technology (VNU-HCM)

Associate Professor at the Department of Management Information System, School of Industrial Management, University of Technology (VNU-HCM)

Xuan Kieu Dinh, School of Industrial Management, University of Technology (VNU-HCM)

Manager at Shinryo Vietnam Company. MBA from the School of Industrial Management, University of Technology (VNU-HCM)

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

Pham, Q. T., & Dinh, X. K. (2020). Os impactos da cultura organizacional na transferência de conhecimento em empresas de IED no Vietnã. International Journal of Innovation – IJI, 8(3), 392–411. https://doi.org/10.5585/iji.v8i3.16059

Edição

Seção

Artigos