Capital social e redes sociais online na perspectiva de gênero: um estudo com gerentes da área de tecnologia da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v10i2.21347

Palavras-chave:

Redes sociais on-line, Tecnologia da Informação, Capital social, Gerentes, Sororidade.

Resumo

Objetivo: Este estudo busca compreender como o capital social é desenvolvido pelos profissionais de TI no uso das redes sociais on-line (RSO) e verifica a questão de gênero presente.

Metodologia: A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa básica, com entrevistas semiestruturadas com 12 gestores de TI atuantes no Sistema “S” do Brasil. Como método de análise dos dados, empregou-se o ciclo de cinco fases de Yin (2016), por meio de categorias prévias, mas compreendeu também um processo indutivo pela emergência de novas categorias. Originalidade: Detectou-se uma lacuna de estudo mais aprofundado quanto ao impacto dessas redes para o trabalho de gerentes, especialmente os que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI), além da sua relação com o gênero.

Principais resultados: Dentre os resultados, verificou-se que as RSO impactam o cotidiano dos gestores, permitindo a criação de grupos que geram o capital social de ponte e ligação. Por meio do capital social de ponte, as RSO agilizam a comunicação, a resolução de problemas e a tomada de decisão. Quanto ao capital social de ligação, os gestores têm acesso a recursos escassos e suporte, principalmente quando se trata de mulheres da TI, que se unem para se fortalecerem (sororidade).

Contribuições teóricas: Este trabalho contribuiu para o enriquecimento do campo de capital social, sendo identificados novos benefícios como o suporte na tomada de decisão e a sororidade.

Contribuições práticas: O Sistema S deve utilizar essas redes como um recurso estratégico para que tanto a organização quanto os funcionários sejam beneficiados.

Downloads

Biografia do Autor

Mariane Araújo de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA),

Anatalia Saraiva Martins Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

João Paulo Oliveira Lucena, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

Ahmad, S., Mustafa, M., & Ullah, A. (2016). Association of demographics, motives and intensity of using Social Networking Sites with the formation of bonding and bridging social capital in Pakistan. Computers in Human Behavior, 57, 107-114. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.12.027

Ahuja, M. K. (2002). Women in the information technology profession: a literature review, synthesis and research agenda. European Journal of Information Systems, 11(1), 20–34. https://doi.org/10.1057/palgrave.ejis.3000417

Albertin, A. et al. (2005). Tecnologia de Informação: desafios da tecnologia de informação aplicada aos negócios. São Paulo: Atlas.

Aten, K., Direnzo, M., & Shatnawi, D. (2017) Gender and professional e-networks: Implications of gender heterophily on job search facilitation and outcomes. Computers in Human Behavior, 72, 470–478.

Ben, E. (2007). Defining expertise in software development while doing gender. Gender, Word and Organization, 14(4), p. 312-332. https://doi.org/10.1111/j.1468-0432.2007.00346.x

Benson, V., Hand, C., & Hartshorne, R. (2018). How compulsive use of social media affects performance: insights from the UK by purpose of use. Behaviour & Information Technology.

Bourdieu, P. (1986). The forms of capital. In: RICHARDSON, J.G. Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood Press.

Burt, R. (2001) Structural Holes versus Network Closure as Social Capital. In: Social capital: theory and research. Edited by Nan Lin, Karen Cook, Ronald S. Burt. New York, Aldine de Gruyter.

Coleman, J. S. (1988). Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, 94, S95–S121.

Coleman, J. S. (2000). Social capital in the creation of human capital. In: LESSER, E. L. Knowledge and social capital: foundations and applications. Boston: Butterworth & Heinemann, p.17-42.

Constant, D., Sproull, L., & Kiesler, S. (1996). The kindness of strangers: The usefulness of electronic weak ties for technical advice. Organization Science, 7(2), p.119–135. https://doi.org/10.1287/orsc.7.2.119

Donelan, H. (2016). Social media for professional development and networking opportunities in academia, Journal of Further and Higher Education, 40(5), p. 706-729. https://doi.org/10.1080/0309877X.2015.1014321

Flick, U. (2009). Introdução a pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed.

Friedkin, N. (1982). Information flow through strong and weak ties in inter-organizational social networks. Social Networks, 3(4), 273–285. https://doi.org/10.1016/0378-8733(82)90003-X

Friese, S. (2014). ATLAS.ti 7: user manual [Manual]. Berlim: Scientific Software Development GmbH.

Fryxell, G.E., & Lerner, L.D. (1989). Contrasting corporate profiles: Women and minority representation in top management positions. J Bus Ethics, 8, p. 341-352. https://doi.org/10.1007/BF00381725

Gallos, J. (1989). Exploring womens’ development: implications for career theory, practice, and research. In Handbook of Career Theory (Arthur MB, Hall DT and Lawrence BS, Eds), p. 110-132.

Gibbs, G. (2009) Análise de Dados Qualitativos. Coleção Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Granovetter, M. S. (1973). The strength of weak ties. American journal of sociology, 78(6), p. 1360-1380.

Grottke, M., Hacker, J., & Durst, C. (2018). Which factors determine our online social capital? An analysis based on structural equation modelling. Australasian Journal of Information Systems, 22.

Hanusch, O.; & Bruns, A. (2016). Journalistic Branding on Twitter: A representative study of Australian journalists’ profile descriptions. Digital journalism, 5(1), 26-43. https://doi.org/10.1080/21670811.2016.1152161

Hanzel, T. et al. (2017). #DocsOnTwitter: How Physicians use Social Media to Build Social Capital. Hospital Topics. 96(1), 9-17. https://doi.org/10.1080/00185868.2017.1354558

Haythornthwaite, C. (2002). Strong, weak, and latent ties and the impact of new media. The Information Society, 18(5), p. 385-401. https://doi.org/10.1080/01972240290108195

International Labour Organization [ILO]. (2015). Women and Business Management: gaining momentum/ Inter-national Labour Office. Geneva: ILO, 2015.

Jurkevičienė, J., & Butkevičienė, E. (2018). Social capital in social media networks. Filosofija, Sociologija, 29(2), p. 99-106.

Krackhardt, D. (1992). The strength of strong ties: The importance of philos in organizations. InN. Nohria & R. G. Eccles (Eds.), Networks and organizations: Structure, form, and action. Boston: Harvard Business School Press.

Lorenzo-romero, C., & Alarcon-del-amo, M. (2012). “Segmentation of Users of Social Networking Websites.” Social Behaviour and Personality, 40(3), p. 401-414. https://doi.org/10.2224/sbp.2012.40.3.401

Maares, P., Lind, F., & Greussing, E. (2021). Showing off Your Social Capital: Homophily of Professional Reputation and Gender in Journalistic Networks on Twitter. Digital Journalism 9(4), p. 500-517.

Mishra, S., & Tyagi, A. (2013). Perception towards professional and personal social networking sites: an exploratory study. Int. J. Business Excellence, 6(4).

Myers, M. D. (2013). Qualitative Research in Business & Management. Sage.

Nunes, J. (2016). Gênero e raça no trabalho em tecnologia da informação (TI). Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 52, n. 3, p. 383-395. https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.3.09

Pickering, J., & King, J. (1995). Hardwiring weak ties: Interorganizational computer-mediated communication, occupational communities, and organizational change. Organization Science, 6(4), p. 479–486. https://doi.org/10.1287/orsc.6.4.479

Primo, A. (2000) Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, 12(81-92). https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3068

Putnam, R. D. (2000). Bowling alone: the collapse and revival of american community. Nova Iorque: Simon & Schuster.

Ragins, B., & Cotton, J. (1991). Easier said than done: gender differences in perceived barriers to gaining a mentor. Academy of Management Journal, 34, p. 939–951. https://doi.org/10.5465/256398

Recuero, R., & Zago, G. (2009). Em Busca das Redes que Importam. Líbero, (24), p.81-94.

Recuero, R. (2012). O capital social em rede: como as redes sociais na internet estão gerando novas formas de capital social. Contemporânea, 10(3), p.597-617.

Servino, S.; Neiva, E., & Campos, R. (2013). Estresse ocupacional e estratégias de enfrentamento entre profissionais de tecnologia da informação. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, 6 (2), p. 238-254.

Singh, V.K., & Ghosh, I. (2017). Inferring individual social capital automatically via phone logs. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 1(CSCW),95.

Smith, C., Smith, J. B., & Shaw, E. (2017) Embracing digital networks: Entrepreneurs' social capital on-line. Journal of Business Venturing, 32(1), p. 18-34. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2016.10.003

Smith-lovin, L., & Mcpherson, J. (1993). You are who you know: a network approach to gender. In Theory on Gender/Feminism on Theory. Aldine De Gruyter, New York.

Tiwari, S., Lane, M., & Alam, K. (2019). Do social networking sites build and maintain social capital on-line in rural communities?. Journal of Rural Studies, 66, 1-10. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2019.01.029

Van Velsor, R., & Hughes, M. (1990) Gender differences in the development of managers: how managers learn from experience. Center for Creative Leadership, Greensboro, NC.

Wellman, B. et al. (1996). Computer networks as social networks: Collaborative work, telework, and virtual community. Annual Review of Sociology, 22, p. 213–238. https://doi.org/10.1146/annurev.soc.22.1.213

Williams, J. R. (2006). On and off the ‘net: Scales for social capital in an on-line era. Journal of Mediated Communication, 11(2), art. 11. https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2006.00029.x

Williams, J. R. (2019). The use of on-line social networking sites to nurture and cultivate bonding social capital: A systematic review of the literature from 1997 to 2018. New Media & Society, 21 (11-12), p. 2710-2729. https://doi.org/10.1177/1461444819858749

Wu, L., & Kane, G. (2021). Network-biased technical change: How modern digital collaboration tools overcome some biases but exacerbate others. Organization Science 32(2), p. 273-292.

Yen, Y.-S.; Chen, M.-C.; Su, C.-H. (2020) Social capital affects job performance through social media. Industrial Management & Data Systems, 120(5), p. 903-922, 2020. https://doi.org/10.1108/IMDS-09-2019-0473

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.

Downloads

Publicado

22.06.2022

Como Citar

Oliveira, M. A. de, Martins Ramos, A. S., & Lucena, J. P. O. (2022). Capital social e redes sociais online na perspectiva de gênero: um estudo com gerentes da área de tecnologia da informação. International Journal of Innovation – IJI, 10(2), 241–266. https://doi.org/10.5585/iji.v10i2.21347

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 668
  • PDF (English) 484