Capital social e redes sociais online na perspectiva de gênero: um estudo com gerentes da área de tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v10i2.21347Palavras-chave:
Redes sociais on-line, Tecnologia da Informação, Capital social, Gerentes, Sororidade.Resumo
Objetivo: Este estudo busca compreender como o capital social é desenvolvido pelos profissionais de TI no uso das redes sociais on-line (RSO) e verifica a questão de gênero presente.
Metodologia: A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa básica, com entrevistas semiestruturadas com 12 gestores de TI atuantes no Sistema “S” do Brasil. Como método de análise dos dados, empregou-se o ciclo de cinco fases de Yin (2016), por meio de categorias prévias, mas compreendeu também um processo indutivo pela emergência de novas categorias. Originalidade: Detectou-se uma lacuna de estudo mais aprofundado quanto ao impacto dessas redes para o trabalho de gerentes, especialmente os que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI), além da sua relação com o gênero.
Principais resultados: Dentre os resultados, verificou-se que as RSO impactam o cotidiano dos gestores, permitindo a criação de grupos que geram o capital social de ponte e ligação. Por meio do capital social de ponte, as RSO agilizam a comunicação, a resolução de problemas e a tomada de decisão. Quanto ao capital social de ligação, os gestores têm acesso a recursos escassos e suporte, principalmente quando se trata de mulheres da TI, que se unem para se fortalecerem (sororidade).
Contribuições teóricas: Este trabalho contribuiu para o enriquecimento do campo de capital social, sendo identificados novos benefícios como o suporte na tomada de decisão e a sororidade.
Contribuições práticas: O Sistema S deve utilizar essas redes como um recurso estratégico para que tanto a organização quanto os funcionários sejam beneficiados.
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