Tecnologia chinesa: um estudo da imagem e do desejo de posse, utilizando a escala technology readiness index – TRI
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v10i4.21638Palavras-chave:
Escala Technology Readiness Index (TRI), Tecnologia chinesa, Inovação, Imagem.Resumo
Objetivo: Este artigo pretende mensurar a prontidão dos consumidores brasileiros para adoção de produtos baseados em tecnologia chinesa, utilizando a escala Technology Readiness Index - TRI.
Originalidade/Relevância: A importância da imagem dos novos produtos e serviços tecnológicos tem resultado em debates e discussões no meio acadêmico e executivo. Contudo, ainda existem lacunas, onde a necessidade de identificar e caracterizar a importância da imagem para estimular a posse de produtos chineses pode apresentar matizes inovadores no conhecimento do tema.
Metodologia/abordagem: Realizou-se uma survey com 865 consumidores de produtos chineses do Brasil, com avaliação do instrumento utilizado a partir de procedimentos estatísticos.
Principais resultados: Este estudo permitiu avaliar o modelo da Technology Readiness Index (TRI) e sua aplicabilidade na análise da prontidão de consumidores em relação a produtos chineses. Os construtos e variáveis demonstraram consistência, com seis hipóteses confirmadas e três não confirmadas. Inovatividade, Otimismo, Insegurança e Insegurança são estados emocionais importantes para caracterizar consumidores Exploradores, Pioneiros, Céticos, Paranoicos e Retardatários.
Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo possibilitou a identificação do comportamento do consumidor no uso de produtos baseados em tecnologia chinesa. A Technology Readiness Index (TRI), tem se mostrado como um importante modelo de mensuração da prontidão para tecnologia em diferentes contextos.
Contribuições sociais/para a gestão: A validação do modelo permite sua utilização nas corporações, de diversos portes e diversos tipos de produtos e serviços.
Downloads
Referências
Bagozzi, R., & Youjae Y. (1988). On the evaluation of structural equation models. Journal of The Academy of Marketing Science. Journal, 16(1), p. 74-94. https://doi.org/10.1007/BF02723327
Barbosa, L. & Campbell, C. (2006). O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV. ISBN: 85-225-0570-5.
Barich, H. & Kotler, P. (1991) A framework for marketing image management. Sloan Management Review, Winter, p 97-104.
Bakirtaş, H. & Akkaş, C. (2020). Technology Readiness and Technology Acceptance of academic staffs. International Journal of Management Economics and Business, Vol. 16, No. 4. http://dx.doi.org/10.17130/ijmeb.853629
Bastianello, M. R., & Hutz, C. S. (2015). Do Otimismo explicativo ao disposicional: A perspectiva da psicologia positiva. Psico-USF, 20(2), 237-247. http://dx.doi.org/10.1590/1413-8271201520020
Berger W. N., Rossetto, C. R., & Sausen, J. O. (2015). Inovatividade Organizacional. Um Estudo Bibliométrico em Bases de Dados Internacionais. Desenvolvimento em Questão, 13(29). https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.6-32
Bessant, J. (2009). Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman. ISBN: 9788577804818.
Christo, N., & Demuner, J.A. (2017) Fatores de Motivação do Consumo por Status de Bens de Luxo por Jovens Brasileiros. In: Seminário em Administração. DOI: 10.22533/at.ed.75619130310.
Cunha, A.M. (2007). O boom Chinês e as economias latino-americanas. Indic. Econ. FEE, Porto Alegre, v. 35, n. 2.p. 97-112. https://www.researchgate.net/publication/277064108_O_boom_chines_e_as_economia_Latino-americanas
Dias, E. J. P., & Arruda Filho, E. (2012). Comportamento do consumidor no setor educacional: Adoção e aceitação de novas tecnologias. Revista Pretexto, 14(2), 77-95. https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i2.1321
Dollar, D.; Jones, B. F. (2013). China: an institutional view of an unusual macroeconomy. National Bureau of Economic Research. Working paper. https://www.scholars.northwestern.edu/en/publications/china-an-institutional-view-of-an-unusual-macroeconomy
Duttha, S. & Lanvin, B. (2019). The Network Readiness Index 2019: Towards a Future-Ready Society. Portulans Institute. ISBN: 978-0-578-62273-6. Disponível em: https://networkreadinessindex.org/wp-content/uploads/2020/03/The-Network-Readiness-Index-2019-New-version-March-2020.pdf
Geromel, R. (2019). O Poder da China. Gente. ISBN: 978-85-452-0339-1.
Hair, J., Black, W., Babin, B., Anderson, R., & Tatham, R. (2010). Multivariate data analysis. Upper Saddle River, N.J: Pearson Prentice Hall. ISBN: 129202190X, 9781292021904.
Hair, Jr. (2009). Análise multivariada de dados. (6.ed.). Porto Alegre: Bookman. ISBN 978-85-7780-534-1.
Kaushik, M.K. & Agrawal, D. (2021), Influence of technology readiness in adoption of e-learning. International. Journal of Educational Management, Vol. 35 No. 2, pp. 483-495. https://doi.org/10.1108/IJEM-04-2020-0216
Keller, K. L. & Machado, M. (2006). Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 978-8581439532.
Lai, P. C. (2017). The literature review of technology adoption models and theories for the novelty technology. Journal of Information Systems and Technology Management. Vol. 14, No. 1, Jan/Apr., 2017 p. 21-38. https://doi.org/10.4301/s1807-17752017000100002
Lai, Y. L. & Lee, J. (2020). Integration of Technology Readiness Index (TRI) Into the Technology Acceptance Model (TAM) for Explaining Behavior in Adoption of BIM. Asian Education Studies; Vol. 5, No. 2. https://doi:10.20849/aes.v5i2
Lara, José. E., Locatelli, R. L., Santos Filho, J. O. & Bahia, E. T. (2017). Do encanto à vingança: o processamento e o comportamento do consumidor sobre informações de atributos de produtos tecnológicos. Perspectivas em Ciências da Informação. Vol. 22. No. 04 Oct-Dec p.p.157-176. https://doi.org/10.1590/1981-5344/3209
Leong, M. Y., Kwan, J. H. & Ming, L. M. (2021). Technology Readiness and UTAUT2 in e-wallet adoption in a developing country. F1000Research 2021. https://doi.org/10.12688/f1000research.72853.1
Lima, E., Hopkins, T., Gurney, E., Shortall, O., Lovatt, F., Davies, P. & Kaler, J. (2018). Drivers for precision livestock technology adoption: A study of factors associated with adoption of electronic identification technology by commercial sheep farmers in England and Wales. PloS one, 13(1). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0190489
Matarirano, O., Yeboah, A. & Gqokonqana, O. (2021). Readiness of Students for Multi-Modal Emergency Remote Teaching at A Selected South African Higher Education Institution. International. Journal of Higher Education Vol. 10, No. 6; doi:10.5430/ijhe.v10n6p135
Parasuraman, A. (2000). Technology Readiness Index (TRI) a multiple-item scale to measure readiness to embrace new technologies. Journal of service research, 2(4), 307-320. http://dx.doi.org/10.1177/109467050024001
Parasuraman, A., & Colby, C. (2001). Techno-ready marketing: how and why your customers adopt technology. New York: The Free Press. ISBN-13:978-0684864945.
Penz, D., Amorim, B. C., do Nascimento, S., & Rossetto, C. R. (2017). The Influence of Technology Readiness Index in Entrepreneurial Orientation: A Study with Brazilian Entrepreneurs in the United States of America. International Journal of Innovation, vol. 5, no. 1, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/4991/499151081005/499151081005.pdf
Pigola, A., Costa, P. R., Mazzieri, M. R., & Scafuto, I. C. (2021, May/Aug.). Why to research about innovation is challenge? International Journal of Innovation - IJI, São Paulo, 9(2), 215-218. https://doi.org/10.5585/iji.v9i2.20549
Rogers, E. (1962). Diffusion of innovation. Free press. New York. https://doi.org/10.1002/jps.2600520633
Shim, H.S., Han, S.L. & Ha, J. The Effects of Consumer Readiness on the Adoption of Self-Service Technology: Moderating Effects of Consumer Traits and Situational Factors. Sustainability 2021, 13, 95. https://dx.doi.org/10.3390/su13010095
Souza, R. V. D., & Luce, F. B. (2005). Avaliação da aplicabilidade do Technology Readiness Index (tri) para a adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia. Revista de Administração Contemporânea, 9(3), 121-141. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000300007
Solomon, M. R. (2011). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman. ISBN: 9788577807727.
Yang, C., Lee, C. & Lin, C. A. (2012) Why does regional innovative capability vary so substantially in China? The role of regional innovation systems. Asian Journal of Technology Innovation, p. 239-255. https://doi.org/10.1080/19761597.2012.741393
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jose Edson Lara, Amynthas Cristiano Novaes, Bruno Pelizzaro Dias Afonso, Thalles Augusto Tissot-Lara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 677
- PDF (English) 549