Concepção e avaliação de um dispositivo de coleta seletiva voluntária: uma intervenção lúdica urbana
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v10i2.21778Palavras-chave:
Coleta seletiva, Economia criativa, Lixo sólido, Sustentabilidade, Teoria da diversão.Resumo
Objetivo: Esta pesquisa apresenta a construção e avaliação de um dispositivo de reciclagem projetado com base na Teoria da Diversão para coleta de resíduos plásticos.
Originalidade/relevancia: Esse dispositivo consiste em um “lixão” instrumentado que, após seu uso, se comunica com o usuário, agradecendo a deposição do resíduo e oferecendo conteúdo em forma de áudio sobre questões que envolvem o tema da sustentabilidade.
Metodologia: Para avaliar o protótipo, marcas genéricas foram anexadas a ele como patrocinadoras do dispositivo. Também foi implementado um sistema de QR code no protótipo, que, após ser acessado pelo usuário, levaria o usuário a um site no qual os objetivos do projeto eram relatados. O protótipo foi montado em praças públicas e locais estrategicamente escolhidos devido ao trânsito de pessoas. Após a instalação, o artefato foi monitorado e sua eficiência avaliada quanto ao impacto causado na comunidade local prospectada. Para verificar a preferência dos usuários, o dispositivo foi instalado em cada local estudado, próximo a uma lixeira convencional fornecida pela prefeitura.
Resultados principais: Através das análises, foi possível verificar a preferência pelo uso do protótipo em relação aos lixões convencionais. Os usuários também ficaram atentos às marcas divulgadas, o que indica que o aparelho em estudo
Contribuições teóricas/metodológicas: Desta forma, pode-se perceber que os dados obtidos são aderentes aos postulados da Teoria da Diversão, e a caixa estudada pode se apresentar como um exemplo de equipamento projetado para interação com os usuários e, ao mesmo tempo, divulgar a eles informações sobre sustentabilidade
Contribuições sociais/de gestão: O protótipo também pode ser usado como ferramenta educacional em escolas de ensino fundamental.
Downloads
Referências
Chapell, B. (2015). Sustainability + fun = a change in behavior. Environment, Ethics, and Cultures. Sense Publishers, p.271-284. https://doi.org/10.1007/978-94-6209-938-8_18
Deus, F.G.S, Afonso, B.P.D.,Afonso T. (2014). Environmental awareness, attitudes, and intention to use non-recyclable plastic bags. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 1, p. 71-87, 2014. https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.112
Donoff, G, Bridgman, R. (2017). The playful city: constructing a typology for urban design interventions. International Journal of Play, v.6, n.3, p.294-307. DOI: 10.1080/21594937.2017.1382995.
Donoff, G. (2014). Plan for a playful city: A typology of ludic ways to increase pedestrian activity (Master’s thesis). Department of City Planning, University of Manitoba. Retrieved from http://mspace.lib.umanitoba.ca/handle/1993/23953. Accessed in February 2021
Elkinton, J. (1997). Cannibal with forks: the triple bottom line of 21st-century business. Oxford: Capstone.
Florida, R. (2017). The new urban crisis. How our cities are increasing inequality, deepening segregation, and failing the middle class and what we can do about it. Nova York, Basic Books, 2017.
Gouvea, R., Kapelianis, D., Montoya, M.J.R., Vora, G. (2020). The Creative Economy, innovation, and entrepreneurship: an empirical examination. Creative Industries Journal. https://doi.org/10.1080/17510694.2020.1744215
Janson, M. (2016). The Gamification of Recycling Behaviour. (Master's Thesis) The University of Waikato, Hamilton, New Zealand. Retrieved from https://hdl.handle.net/10289/10875
Kemeny, T., Nathan, M., O´Brien, D. (2019). Creative differences? Measuring Creative Economy employment in the United States and the UK. Regional Studies. https://doi.org/10.1080/00343404.2019.1625484
Montazeri, S., Finkbiner, P., Papalambros, P., Gonzalez, R. (2013). Save a napkin, save a tree: The role of metaphors in product design to change behavior. International Conference on Engineering Design, ICED 13. Korea. 10p.
Nijholt, A. (2017). Playable cities: A short survey. 6th International Conference on Informatics, Electronics, and Vision and 2017 7th International Symposium in Computational Medical and Health Technology, ICIEV-ISCMHT 2017. 6p.
Paschoalin Filho, J.A., and Graudenz, G.S. (2012). Irregular disposal of construction and demolition waste (CDW) and its impacts on public health. Revista de Gestão Social em Ambiental, v.6, n.1, p.127-142. https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i1.421
Paschoalin Filho, J.A.; Ghermandi, A.; Guerner Dias, A.J.; Luz, E.G.; Cortese, T.T.P (2020) Stakeholder views of source separation collection programme in East São Paulo, Brazil. Waste Management & Research, v.39, n.01, p.1-8. https://doi.org/10.1177/0734242X20972774
Ratinaud, P. (2014). Iramuteq: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - 0.7 alpha 2. Recuperado de http://www.iramuteq.org
Streimikiene, D., Kacerauskas, T. (2020). The Creative Economy and sustainable development: The Baltic States. Sustainable Development, p.1-10. https://doi.org/10.1002/sd.2111
Sun, H., Pofoura, A.K., Mensah, I.A., Li, L., Mohsin, M. (2020). The role of environmental entrepreneurship for development: Evidence from 35 countries in sub-Saharan Africa. Science of the Total Environment. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140132
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Alexandre Paschoalin Filho, Giberto Tarciso Bottan, Gustavo Mesch, António José Guerner Dias, Fredy López-Pérez, Wilson Levy Braga da Silva Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 569
- PDF (English) 473