TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: proposta de modelo teórico-analítico para geração de valor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.23451

Palavras-chave:

Transformação Digital, Domínios de estratégia da Transformação Digital, Geração de Valor, Modelo Teórico-Analítico para Transformação Digital

Resumo

Objetivo do estudo: o objetivo do estudo foi identificar os principais domínios estratégicos e suas características que possibilitem a proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da Transformação Digital (TD) em organizações.

Relevância/originalidade: proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da Transformação Digital (TD) em organizações, com base no 'estado da arte' do tema (literatura nacional e internacional de 2017 a 2021), composto por oito domínios (ou dimensões) de estratégia.

Metodologia/abordagem: revisão Sistemática de Literatura, tendo como fonte de consulta e coleta de dados as bases Scopus e Web of Science, entre 2017 e 2021, cuja seleção se deu a partir da leitura dos títulos e resumos de 296 artigos, tendo sido selecionados 26 para este trabalho.

Principais resultados: identificação dos principais domínios de estratégia inerentes à TD e suas características - clientes, dados, competição, inovação, geração de valor, competências, cultura e agilidade, que possibilitaram a estruturação e a proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da (TD) em organizações.

Contribuições teóricas/metodológicas: do ponto de vista teórico-acadêmico, ao ampliar as pesquisas investigativas e analíticas sobre o tema da Transformação Digital para o campo interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência da Informação, Administração e Computação, e consequente geração de novos conhecimentos para tais campos.

Contribuições sociais/para a gestão: do ponto de vista organizacional, ao propor uma estrutura não só teórica, mas aplicada, permitindo a implementação e análise da TD, e sua consequente geração de valor para os diversos tipos e níveis de usuários, além do próprio negócio.

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Biografia do Autor

Bruna Xavier de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Belo Horizonte (MG)

Mestre em Gestão & Organização do Conhecimento pelo PPG-GOC/UFMG (2023). Especialista em Gestão de Processos pela Fundação Getúlio Vargas (2016), especialista em Estratégia Automotiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013), graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009).

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Ciência da Informação (ECI) / Belo Horizonte (MG)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 21 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Pesquisador nos temas sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Transformação Digital, Gestão da Inovação e Estratégia. Possui 53 orientações concluídas (sendo 32 dissertações de Mestrado, 20 trabalhos de conclusão de curso em Especialização e 1 trabalho de conclusão de curso em Graduação), além de 2 Projetos de Pesquisa com apoio da PRPq UFMG e FAPEMIG (bolsas para graduandos). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge & Innovation", no CNPq. Mentor e palestrante, e Membro do Editorial Review Board da The Bottom Line Journal of Emerald.

Waldiane de Ávila Fialho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas / Belo Horizonte (MG)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017-2020), linha de pesquisa Estratégia e Marketing com estágio doutoral na Universidade Fernando Pessoa (Porto - Portugal). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Fafi-BH (hoje Uni-BH), (1996 e 1995, respectivamente). Tem 30 anos de experiência na área acadêmica, nas seguintes instituições de ensino superior: Centros Universitários Uni-BH, Estácio BH, UNA e Newton Paiva, Faculdade Pitágoras e Senac, PUC-Minas e IGTI. Destes, atuou por 8 anos em atividades de assessoria em comunicação, marketing e produção audiovisual, na Fundação Cultural de Belo Horizonte, ex-mantenedora do Uni-BH onde começou a experiência docente em 2000. Durante os 22 anos dedicados à docência, atuou como extensionista, pesquisadora, instrutora (capacitação de docentes), bem como em cargos administrativos na articulação de curso e ouvidoria institucional. Ministra disciplinas que tratam das seguintes áreas: Novas Tecnologias para Comunicação, Comunicação Digital, Redes Sociais, Branding, Estudos da Imagem, Pesquisa de Tendência, Design Educacional, Comunicação Empresarial, Marketing, Comportamento do Consumidor, Teoria da Administração e Estratégia

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Publicado

25.07.2023

Como Citar

Oliveira, B. X. de, Pereira, F. C. M., & Fialho, W. de Ávila. (2023). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: proposta de modelo teórico-analítico para geração de valor. International Journal of Innovation – IJI, 11(2), e23451. https://doi.org/10.5585/2023.23451

Edição

Seção

Artigos

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