Avaliação do processo de aceleração considerando a perspectiva dos gestores e dos empreendedores: o caso do Empreendetec
DOI:
https://doi.org/10.5585/2024.26106Palavras-chave:
empreendedorismo, aceleração, empresas de base tecnológica, avaliação.Resumo
Objetivo do estudo: Este estudo visa analisar um processo de aceleração sob a perspectiva de gestores e empreendedores.
Relevância e Originalidade: Demonstra se o que foi proposto pelos gestores foi percebido como implementado pelos empreendedores, destacando-se divergências e convergências. Ao considerar ambas as perspectivas, gestores e empreendedores, o trabalho agrega à literatura sobre processos de aceleração a qual tende a privilegiar uma única perspectiva: gestores ou empreendedores.
Metodologia: Por meio de um estudo de caso único de natureza qualitativa, selecionou-se um processo de aceleração cujo programa denominado EmpreendeTec (nome fictício) foi o oferecido a alunos e professores de uma universidade privada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos e fontes secundárias, realizadas em 2022. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, permitindo uma compreensão detalhada das percepções dos participantes sobre o programa.
Principais resultados: Os resultados indicam que os gestores e empreendedores possuem visões distintas sobre aspectos importantes, como a proximidade entre gestores e empreendimentos, acesso a recursos financeiros, utilização do material disponibilizado e validação do empreendimento.
Contribuições teóricas e gerenciais: O estudo possui duas principais contribuições: (i) a compreensão de processo de aceleração a partir das perspectivas de empreendedores e gestores, permitindo uma visão abrangente do programa; (ii) a revelação de como os reflexos da pandemia da Covid-19 afetaram o desempenho do programa, inviabilizando aspectos-chave do processo de aceleração, como a colaboração entre empreendimentos e a criação de um ambiente condutivo ao empreendedorismo.
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