Estado da Arte da Publicação Nacional e Internacional sobre Neuromarketing e Neuroeconomia
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.3188Palavras-chave:
Neuromarekting, Neuroeconomia, Neurociência, Eyetracking, Bibliometria.Resumo
Nas últimas três décadas os estudos envolvendo as áreas de Neurociência e Engenharia biomédica e que convergem para a possibilidade de mapeamento e avaliação do cérebro in vivo apresentaram desenvolvimento significativo, possibilitando a emersão, nas ciências sociais, dos campos de pesquisa chamados de Neuromarketing e Neuroeconomia. No presente trabalho foram analisadas as publicações existentes sobre o tema em bases nacionais e internacionais. Pesquisaram-se as seguintes bases de dados: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Ebscohost Research Databases (EBSCO), Google Acadêmico, Portal de Periódicos Capes, PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health); Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL). A predominância de trabalhos teóricos reflete uma possível dificuldade de se realizar pesquisas empíricas, o que pode estar relacionado tanto ao custo financeiro efetivo dessas pesquisas, quanto ao acesso aos canais integrativos de pesquisa, que dependem de uma equipe transdisciplinar.